
No âmbito do estudo do texto poético, os alunos do 7.º 4 foram desafiados pelo professor de Português a escreverem algo sobre o que é ser poeta…Desse desafio nasceu um poema coletivo e, quem sabe, nasceram, ou renasceram, jovens poetas…
No âmbito do estudo do texto poético, os alunos do 7.º 4 foram desafiados pelo professor de Português a escreverem algo sobre o que é ser poeta…Desse desafio nasceu um poema coletivo e, quem sabe, nasceram, ou renasceram, jovens poetas…
Pelas comemorações do Dia Internacional da Cidadania (18 de maio), o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a Associação YUPI prepararam um desafio de reflexão e debate sobre "O que é para ti a cidadania?" em todas as turmas do 1º, 2º e 3º ciclos.
A interrupção da Páscoa foi antecipada duas semanas por motivos alheios à nossa vontade. Conscientemente reconhecíamos ser o melhor para a nossa sanidade física e mental evitando que a doença do coronavírus (COVID-19) nos surpreendesse. Mas a educação é um direito e como tal estabeleceram-se contactos por telefone e logo de seguida...
O novo coronavírus surgiu na China nomeadamente em Whuan, em dezembro de 2019, sendo que posteriormente se espalhou por todo o mundo chegando, inclusivamente a Portugal em março de 2020.
Esta semana foi dedicada à aprendizagem das horas. Assim os alunos do 2º ano de Gondifelos puderam contar mais uma vez com a plataforma Hypatiamat.
Uma vez que a escrita criativa estimula nos alunos os processos de pensamento e a imaginação além de contribuir para o desenvolvimento de competências de escrita (construção sintática, ortografia, enriquecimento lexical), foi seguido o exemplo da iniciativa da BE José Gustavo.
Os alunos do 3.º ano da EB1 de Outiz estiveram a explorar o livro "As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo, que faz parte das obras selecionadas para o 3.º ano. Com estes belos poemas sobre a natureza na memória e inspirados por um vídeo que mostra um jardim, flores e abelhas num belo bailado visual, os alunos foram convidados a inventar uma pequena poesia.
O aparecimento da COVID-19 no nosso país, levou as escolas a implementar no início de março um Plano de Contingência que previa a difusão de informação básica sobre a doença, sobre o vírus responsável pela mesma, sobre medidas de prevenção e a promoção de formação aos Assistentes Operacionais sobre os cuidados a ter na limpeza e higienização de espaços.