Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

No âmbito das atividades desenvolvidas para celebrar o mês internacional da Biblioteca Escolar foram lançados desafios aos alunos do 1º ciclo para a redação de poemas.
Os que se seguem foram considerados os melhores no âmbito da oficina de escrita criativa “Brincar com Palavras”. Os alunos deviam escolher uma palavra associada a uma atividade realizada nos intervalos das aulas e fazer o seu poema.

 

A dança

Eu gosto de dançar
Bailar e cantar
Até o recreio acabar!...
Danço com paixão
Vem do meu coração.
Dançar faz-me sorrir
E nunca paro de rir.
Danço com as minhas amigas
E não há intrigas!
Feliz eu danço
E nunca canso…
Vamos dançar!

Lara Silva, 4º G


Jogo das escondidas

Os meninos
Que jogam Às escondidas no recreio
Jogam divertidos
Uns com os outros
Os seus olhos brilham de alegria
Com a luz do dia.
Nós ouvimos os meninos
A gritar: Livrei…-me!...
E quem não se livrar
É a contar.

Manuel Carneiro, 4º G


Jogo da Apanhada

Os meninos
que jogam à apanhada na minha rua
jogam com o sol
e os pés dos meninos
são pés de alegria e de vento
um menino tem de apanhar os outros
na luz do dia.
E eu ouço os meninos a dizer
Já te apanhei…

Rodrigo Silva, 4º G


Voleibol

Os meninos da minha rua,
jogam vólei com a lua.
E as suas mãos
brilham de alegria.
A rede é uma nuvem
muito engraçadinha
Os meninos jogam,
com o seu querer.
Para eles o que importa,
não é ganhar
mas sim participar!

Mariana Silva, 4º G


O Jogo do estica

Os meninos no recreio
Jogam ao estica.
Saltam e cantam.
E quando perdem
Têm de voltar a tentar…
E quando alguém cair
Os outros têm de ajudar.

Cláudia Santos, 4º G

No âmbito da preparação da visita da escritora e ilustradora Beatriz Lamas Oliveira, que vinha apresentar o seu livro “O Mocho Sábio”, a Biblioteca Escolar lançou o desafio aos alunos do primeiro ciclo para escolherem um animal do livro para personagem principal de uma aventura e contá-la no máximo em 150 palavras.

Os dois textos que se seguem foram os vencedores deste desafio.

 

O MOCHO SÁBIO

Tudo começou quando eu e o Al-Kibir encontrámos um mapa. Sobrevoámos seguindo-o e passamos por uma cidade!... Aterrámos e perguntámos onde ficava a aldeia “ O Mato Abençoado” Disseram-nos que ficava para Oeste. Nós fomos para lá e disseram-nos que não era lá, mas para Este. Nós ficámos assustados!... Pois, “conta a lenda que as aldeias que ficam para Este são assustadoras”.
Chegámos e encontrámos uma senhora que parecia o “diabo da morte” e perguntámos onde estávamos e ela disse-nos:
- Numa aldeia!?...
- E então porque é que isto está assim? – perguntei.
- Pois, hoje é dia de Halloween! – respondeu ela.
- Mas e a lenda?!... – Insisti eu.
- Minha menina, nem tudo é verdade!... Foi então que o mocho encontrou um sinal (x) e resolveu escavar até que descobriu uma arca cheia de ouro.
A partir daí, ficámos riquíssimos, quer dizer, nós e a nossa aldeia! Tudo a partir de um simples mapa!...


Helena Silva, 4G

 

 

AVENTURA NA TERRA DOS GIRASSÓIS

Certo dia, os três chapins azuis Henriques, Afonso e Dinis foram comigo à terra dos girassóis. De repente, apareceu a bruxa má e raptou-os! Felizmente, consegui esconder-me da bruxa má!
Andei… andei…, até que encontrei a fada dos girassóis. Contei-lhe a história e ela foi comigo até casa da bruxa. Conseguiu distraí-la e eu salvei os meus amigos.
Como a fada dos girassóis, que se chamava Leila, me tinha ajudado, resolvi ajudá-la também a encontrar o tesouro que a bruxa má lhe tinha tirado. Andámos até encontrar o tesouro numa gruta. Mas nesse momento a bruxa apareceu e disse:
- Oh!... a fada Leila tem uma ajudantezinha!...
- Sim, porquê? – perguntei
- Por nada. Dá-me esse tesouro! – disse ela.
- Não! – disse eu.
Como a bruxa não suportava ouvir música, os três chapins azuis começaram a cantar e por isso eu e a Leila conseguimos ficar com o tesouro porque a bruxa má desatou a fugir!

Cláudia Santos 4º G

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi alvo do processo de “Avaliação Externa”, tendo a sua componente formal decorrido entre 14 e 16 de novembro de 2011. Como resumo deste trabalho a Equipa de Avaliação Externa apresentou ao Agrupamento o correspondente relatório no dia 12 de janeiro de 2012. Este relatório foi apreciado, analisado e discutido em sede de Conselho Geral, Direção, Conselho Pedagógico e Equipa de Autoavaliação.
Face à discussão promovida e como conclusão, apesar de se considerar ter sido possível a atribuição de uma melhor classificação em alguns domínios, particularmente no domínio dos “Resultados”, atendendo ao contexto sócio-económico-cultural, entendeu-se não se fazer contraditório propriamente dito, não se dispensando no entanto a apresentação de um documento a enviar à Inspeção para esclarecimento de alguns pontos de vista e posições do Agrupamento, em função dos registos das reuniões.
Ler mais...

This Joomla! template supports a wide variety of module positions which can be archived automatically by the system.The module positions are fully collapsible mean that if there are no modules published in particular position, this module position will disappear and the other modules with take this place. Also you can have 2-Columns layout (content, left or right)

Click here to view clearer picture

Subcategorias

Suspendisse at libero porttitor nisi aliquet vulputate vitae at velit. Aliquam eget arcu magna, vel congue dui. Nunc auctor mauris tempor leo aliquam vel porta ante sodales. Nulla facilisi. In accumsan mattis odio vel luctus. Fusce egestas, augue in fermentum euismod, quam ante mattis lorem, a tempor ipsum mi sed elit.

É Natal! 

Votos dos Raktivists! 

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Boas Festas!
Que o Natal seja festejado
em paz e harmonia
e o Ano Novo
recebido com alegria

E não se esqueça:
em 2020 continue a sorrir.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Online 

Temos 29 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top