Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

JusticaParaTodos Dez2019No dia 10 de dezembro, em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 52 jovens do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e alguns Pais/EE deslocaram-se ao Tribunal Judicial de Famalicão para protagonizarem duas simulações de julgamento, orientados pelo Mm.º Juíz Rui Domingues.

Trata-se do Projeto "Justiça para Tod@s”, um projeto proposto pela Educadora Social do AEG, onde se pretende a promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito.
A turma 8º1, cuja diretora de turma é a Profª Helena Remoaldo e tutora a Profª Irene Martins, escolheu o tema “Homicídio”, e contou com a preciosa ajuda dos Advogados Tutores Dra. Alexandra Novais, Dr. Jorge da Costa e Dra. Leonor. Neste caso, o arguido confessou o crime e mostrou arrependimento. Deram-se como provados os factos apresentados pela acusação e pelo Ministério Público e o Conselho de Juízes aplicou uma pena de prisão efetiva de 21 anos.
A turma 9º1 direção de turma da Profª Ana Carreira e Rosa Dias escolheu o tema “Violência no Namoro”, e contou com o apoio dos Advogados Dra. Célia Simões, Dra. Margarida Rocha, e Dra. Alexandra Novais. Neste caso o arguido negou sempre todas as acusações, mas tendo-se dados os factos como provados, o acórdão determinou 2 anos e meio com pena suspensa e uma advertência das complicações em caso de haver reincidência.
Durante a hora do almoço, foi possível visitar as instalações do Tribunal, havendo a oportunidade de visitar as celas e a sala de reconhecimento.
Este foi o quinto ano de projeto, e sendo possível, será para continuar nos próximos anos, com a colaboração de novas turmas, mantendo a ligação à comunidade através da parceria com a Ordem dos Advogados de Vila Nova de Famalicão e do Tribunal da Comarca de Famalicão. A Associação YUPI também se mantém parceira neste projeto. No final, todos os envolvidos, inclusive pais e professores, deram o dia por bem passado, considerando esta atividade muito interessante e proveitosa.
Deixamos, desde já, um agradecimento especial aos advogados tutores que dedicam do seu tempo de forma graciosa para contribuir para desenvolvimento cívico e social dos nossos jovens, assim como à Ordem dos Advogados de Famalicão e ao próprio Tribunal de Braga e Vila Nova de Famalicão, que tudo têm feito de forma célere para que seja possível levar a cabo esta iniciativa tão relevante para a formação dos nossos jovens alunos.

Destaques! 

As avaliações do 2º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

Complemento para 1ºCiclo 

Os alunos do 1º ciclo poderão
consultar o blog 
criado para
complementar 
o trabalho
de interação que têm
com os seus professores,
clicando na imagem acima.

Em casa, mas... 

Vamos ficar bem! 

 

Publicamos aqui
sinais de esperança e
gestos de gratidão
enviados pel@s
noss@s alun@s.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Já enviaste o teu?

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 74 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top