Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

I City Turquia Nov2019Dando continuidade ao Projeto Erasmus+ i-City, o 1.º intercâmbio deste segundo ano do projeto aconteceu em Esmirna na Turquia. O Agrupamento de Escolas de Gondifelos fez-se representar por oito alunos e duas professoras numa semana rica em emoções e novas experiências.

Em mais uma fase da construção da nossa cidade para o futuro, o tema deste encontro transnacional foi Saúde e Assistência Social. Cada um dos parceiros trabalhou em mais profundidade diferentes aspetos associados ao tema e essenciais no tecido de uma cidade, tais como hospitais e centros de saúde, serviços prisionais, serviços de apoio a migrantes (que foi escolhido pela equipa portuguesa), condições de habitabilidade amigas do ambiente e da saúde pública e complexos desportivos. Estas apresentações foram seguidas por trabalho nos grupos transnacionais (com participantes portugueses e das escolas parceiras de Espanha, do Reino Unido, da Roménia e da Turquia) que à luz da informação recolhida procuraram as melhores soluções para uma cidade funcional e sustentável.
Estas soluções foram depois transpostas para modelos de equipamentos urbanos construídos com o SketchUp, tendo havido sessões de iniciação e/ou treino prévias. O resultado da reflexão e do trabalho realizado ao longo da semana foi apresentado no início da tarde do último dia.
Para além da criatividade, espírito crítico e trabalho de equipa dos jovens envolvidos, estas conclusões também encontraram inspiração nas diferentes visitas e atividades que foram organizadas para este encontro pela escola turca que nos acolheu. Estas foram de visitas a um centro social muito recente, que reúne no mesmo complexo um espaço residencial muito completo para seniores, instalações desportivas e centro de apoio a pessoas com necessidades especiais, ao centro de competências Farkindalik Merkezi, em que temos a oportunidade de interagir em contextos que recriam a realidade de pessoas com o síndrome de autismo, de mobilidade reduzida ou de cegueira, e ainda o Acampamento Espacial Turquia, em que ficamos a saber mais sobre o treino de astronautas e equipamentos da exploração espacial.
Também as visitas a alguns locais de interesse histórico e cultural apontaram caminhos para aprender com o passado e apontar caminhos na construção de uma cidade para o futuro. Destacam-se nas visitas a ida à aldeia natal da Virgem Maria em Sirinçe e às ruinas Éfeso e, num segundo dia, à zona balnear e turística de Çesme e ao seu castelo, passando pela praia de Ilica e o centro de Alçati.
Obviamente também houve momentos de descontração como uma sessão de yoga no pátio da escola, jogos no exterior entre as equipas transnacionais e, inevitavelmente, uma festa de despedida que proporciona mais uma oportunidade para degustar a gastronomia turca e assistir a exibições de danças tradicionais. A noite terminou com todos, alunos, famílias anfitriãs e professores, a dançar e a cantar antes das despedidas emocionadas dos alunos participantes que partilharam uma semana especial das suas vidas.
Para consultar o diário da viagem vai até http://clubeeuropeuaeg.blogspot.com/.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 26 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top