No dia catorze de outubro, os alunos do primeiro ciclo e do Jardim de Infância de Outiz começaram a sua aventura na natureza, dando início ao projeto “Eu na Natureza”.
Este Projeto nasce da necessidade de aproximar as crianças da Natureza, em contexto de aprendizagem. São vários os estudos que evidenciam os benefícios que o contacto com a Natureza proporciona às crianças. Para além de melhorar as condições físicas e psicológicas das mesmas, favorece as aprendizagens e experiências significativas, através da observação, questionamento, exploração e resolução de problemas.
Apesar do dia não estar convidativo, pois nos dias anteriores e de manhã cedinho, choveu bastante, o entusiasmo das crianças superou todos os receios. Munidos de galochas, capas de chuva e roupa quentinha, mostraram que não existe tempo inadequado, mas sim que, por vezes, a roupa não é a mais adequada para o tempo.
Já na quinta, todas as crianças foram explorando o espaço que se dividiu entre o pomar, a zona das vinhas e dos castanheiros.
Foi notória a alegria, entusiasmo, interesse e respeito das crianças face ao ambiente que as envolvia. Também a capacidade de levantar questões e encontrar respostas foi observada em vários momentos, como por exemplo numa situação em que um aluno perguntou ao senhor Guilherme (o caseiro da quinta de Outiz) para que servia a garrafa de plástico pendurada na árvore. Este explicou-lhe que aquele objeto era uma armadilha para capturar as moscas fêmeas e impedir que estas estragassem a fruta.
De seguida todos os alunos foram ver as videiras que estavam dispostas em linhas paralelas, bem organizadas e que faziam um efeito visual muito bonito. Recolheram folhas caídas, uvas secas e repararam que não havia uvas porque a vindima já tinha sido feita.
A partir da recolha das frutas que encontraram no chão, os alunos do pré-escolar, já na sala, pesquisaram e descobriram o nome das árvores que deram aqueles frutos. Assim, constatamos como a riqueza das descobertas que as crianças realizam no exterior pode e deve ser aproveitada e transportada para contexto de sala, continuando a explorar as situações/temas, aproveitando o interesse e motivação das crianças, que realizam assim aprendizagens muito mais significativas.
Por outro lado, os alunos do primeiro ciclo levaram para a escola frutos, folhas e até alguns insetos e minhocas. Nos dias seguintes procederam à exploração destes e analisaram o processo de apodrecimento da fruta, fizeram experiências com as folhas e registaram as suas aprendizagens para mais tarde partilhar com os colegas do pré-escolar através de uma videoconferência.
Educadora Antónia Mamede
(Pré-escolar e primeiro ciclo de Outiz)