Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Associação YUPI e Associação Famalicão em Transição conquistaram um lugar nos três projetos piloto a nível nacional para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania.

O projeto do consórcio formado pelas três entidades será implementado sob a coordenação da Fundação Gonçalo da Silveira e Universidade Católica, monitorizado pelo European Wergeland Centre e financiado pelos EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega), através da Fundação Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto, no âmbito do Eixo 1 (Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica) do Programa Cidadãos Ativ@s e está alinhado com os objetivos e preocupações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Planos de ação para os próximos 2 anos letivos de 3 consórcios em Portugal vão ser testados para reconhecer a importância do trabalho entre organizações da sociedade civil e escolas para uma educação integral e para/em e através da cidadania.
Para além da parceria em Gondifelos, dois outros consórcios a nível nacional irão testar este modelo de cooperação, entre as quais: AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (Porto Santo), com o plano de ação “Da Escola Para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”; FEC | Fundação Fé e Cooperação e Agrupamento de Escolas da Damaia (Amadora), com o plano de ação “Pelotão 2030”.
Nos dias 10 e 11 de outubro os consórcios reuniram-se no Estoril para partilhar os planos de ação e trabalhar as ferramentas de monitorização do projeto, essenciais a uma sólida avaliação que pretende servir para influenciar as políticas públicas de educação.
No sábado dia 12, o consórcio marcou presença no XIV Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global, em Lisboa. Tendo como tema "Participação, Cidadania e Escola. Jovens e Adult@s em Reflexão", este encontro entre docentes, estudantes, ativistas e interessados/as na Educação para a Cidadania Global propôs-se ser um "laboratório" de diagnóstico dos problemas de participação e envolvimento da comunidade educativa nas escolas e um momento de partilha de alguns caminhos que têm vindo a ser experimentados. Um dia inspirador de grandes trocas e aprendizagens!

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 262 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top