Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

DiaDespEscolar Set2019No dia 27 de setembro de 2019, foi comemorado no Agrupamento de Escolas de Gondifelos o "Dia Europeu do Desporto Escolar", no âmbito da Semana Europeia do Desporto - colocar a escola em movimento, sendo um projeto da União Europeia.


O Clube do Desporto Escolar/Grupo disciplinar de Educação Física, aderiu a esta dinâmica promovendo, em articulação com outras estruturas/clubes, para este dia várias atividades nomeadamente:
- Workshops de Badminton, Arte Marcial (Alex Ryu Jitsu) e Patinagem - Clube do Desporto Escolar /Grupo disciplinar de Educação Física;
- Atividade/Concurso “A minha Turma dá + passos” (alunos) e “Hoje contei os meus passos” (pessoal docente e não docente) - Clube Liga-te;
- PowerPoint sobre o impacto e a importância da atividade física a nível Europeu - Clube Europeu;
- Flash mob – Clube de Dança (Sala Mais);
- Workshop de Boccia - Clube do Boccia (Educação Inclusiva).
Na parte da manhã, desenvolveu-se o workshop de Badminton, oferta desportiva do AEG. Os professores responsáveis pelos grupos equipas, para além dos alunos dos 2º e 3º ciclos presentes, convidaram a turma do 4ºano de Gondifelos, dando a conhecer os fundamentos técnicos, batimentos e o regulamento básico da modalidade. O convite surgiu também como forma de motivar e atrair novos alunos para o grupo-equipa de Badminton do AEG.
A atividade/Concurso “A minha Turma dá + passos” direcionada para os alunos e “Hoje contei os meus passos” para o pessoal docente e não docente, está associada à iniciativa do Clube do Desporto Escolar/Educação Física e ao Liga-te ao DESPorto, um dos eixos do Clube Liga-te, em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A atividade consistiu em desafiar a comunidade educativa durante a manhã (alunos nos dois intervalos da manhã) a realizarem o maior número de “passos” acompanhados por um aplicativo no telemóvel para o efeito. O 9º1 foi a Turma mais empenhada e a vencedora do concurso.
Relativamente à Sala Mais, nomeadamente ao Clube de Dança, este realizou um “flash mob” no átrio exterior da escola, durante os intervalos da manhã.
No workshop “Alex Ryu Jitsu”, arte marcial portuguesa de combate, assim como de defesa pessoal, o AEG teve a honra de receber a ex-aluna, Ana Novais, que se sagrou Campeã Mundial da modalidade, neste ano, em abril, nas Caldas da Rainha. A atleta do DRAGONclub - Alex Ryu Jitsu - Cavalões, pertencente ao nosso território educativo, acompanhada pelo mestre Carlos Sá, interagiram com alunos dos 2º e 3º ciclos, demonstrando os vários movimentos na aplicação prática de mãos, punhos e pés.
Já na parte de tarde realizou-se o workshop de Patinagem Artística, com a participação da professora Ângela Cardoso, treinadora do FAC, (pertencente à Associação de Patinagem do Minho), que se fez acompanhar por quatro praticantes da modalidade: Margarida Maia, Margarida Gomes, Ana Cunha e Helena Barbosa. Foram apresentados os fundamentos técnico artísticos e esquemas de dança, tendo de seguida passado para a atividade “Hora das rodinhas”, onde os alunos tiveram oportunidade de patinar sob orientação da treinadora e com as patinadoras.
O Clube Europeu do nosso agrupamento de escolas, produziu uma apresentação que esteve acessível ao longo do dia no espaço da cantina da escola sede. Esta apresentação divulgou sobretudo informação simplificada do Relatório Eurydice de 2013: “A Educação Física e o Desporto nas Escolas da União Europeia”.
O AEG sempre promoveu a Educação inclusiva e, no Desporto adaptado foi convidado o professor de Boccia, Filipe Carneiro, para realizar uma apresentação/workshop da modalidade. Desta forma, foi dada a oportunidade aos alunos convidados de experienciar o jogo com a equipa de Boccia do Agrupamento de Gondifelos.
Neste evento participaram alunos do 1º ao 3ºciclo, pessoal docente e não docente, que aderiram com grande recetividade e entusiasmo.
Não poderíamos deixar de agradecer a todos os que colaboraram, desde a Direção do nosso Agrupamento aos que se disponibilizaram para se deslocar à escola, partilhando o seu tempo, bem como o seu conhecimento e, cujo objetivo principal resume-se à sensibilização da comunidade educativa para a importância da prática regular de exercício físico na promoção da saúde.

Clube do Desporto Escolar /Grupo disciplinar de Educação Física

Scroll to top