Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

VisitaAssembMunicipalVNF jul2019Clube Europeu AEG cumpre o seu plano anual de atividades para o corrente ano letivo com uma última atividade, levando os seus membros a assistir a uma reunião ordinária da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão na noite de 28 de junho.

Esta atividade encerra o conjunto de iniciativas concebidas e realizadas no contexto do projeto “Europa, casa da Democracia” submetido ao Concurso Clubes Europeus 2018-2019, e foi neste contexto que surgiu a ideia e a intenção de levar os alunos do Clube Europeu AEG a assistir a uma reunião da Assembleia Municipal. Esta foi uma de três atividades que visaram proporcionar oportunidades de expansão e aprofundamento do conhecimento sobre a Democracia na “casa” europeia (i. e., na Europa em geral e em Portugal em particular), e assim levar informação à comunidade escolar e envolvente.
De forma a aproximar e familiarizar os mais jovens com o órgão central do poder democrático local, a Assembleia Municipal, que tem por missão precisamente asseverar os interesses próprios dos munícipes, e com o intuito de sensibilizar os mais jovens para a participação ativa da comunidade local, alguns membros do clube interromperam as suas ainda incipientes férias de verão para irem até à sede do concelho. Antes do início da reunião propriamente dita, os alunos foram recebidos e elucidados, ainda que brevemente, sobre a composição e competências da Assembleia Municipal, tendo acesso à ordem de trabalhos prevista. Foi igualmente possível um rápido encontro com o Presidente, Dr. Nuno Melo, o 1.º Secretário, Dr. Luís Ângelo Oliveira, e o 2.º Secretário, Sr. Heitor Bernardo.
Embora não tenham observado a totalidade da sessão, os alunos puderam assistir à apresentação, debate e votação de uma Proposta de Recomendação e de um Voto de Congratulação de dois grupos municipais da Assembleia, prévios à Ordem do Dia, e ainda ao início da discussão e votação de quatro propostas da Câmara Municipal.
Foi evidente a curiosidade e interesse dos nossos alunos em compreender o funcionamento dos trabalhos e as regras de conduta próprias de uma reunião desta natureza, tendo sido, sem dúvida, uma experiência enriquecedora.
Agradecemos ao Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Nuno Melo, a sua pronta disponibilidade para autorizar a participação dos membros do Clube, como observadores, nesta reunião ordinária. E registamos o seu comentário de que “devia ser obrigatório todas as escolas” trazerem os seus alunos a uma reunião da Assembleia Municipal, pois serão futuros eleitores e potenciais futuros membros dos órgãos democráticos do poder local.

06-11-2019 


A sentir Sophia
de Mello Breyner Andresen

Hoje,
faz 100 anos que nasceu
esta alma
tão famosa
inovadora
e criadora.

Durante a sua vida
muito escreveu
muito fez
e muito recebeu.

Por causas lutou
com força e garra
sem medo
de ir em frente
sem medo
de enfrentar
os desafios
que lhe apareciam
continuamente.

Quando Sophia morreu
deixou-nos uma luz!
Luz de mudança
que nos acende o coração
de esperança...


Andreia Cruz; Nº4; 8º3

O que fazer?! 

Celebrando o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes o AEG aderiu ao exercício "A Terra Treme". Todos devemos ter consciência do perigo e saber o que fazer nestas situações. Clique na imagem abaixo para ver os conselhos do "Tinoni".

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 40 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top