Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

VisitaAssembMunicipalVNF jul2019Clube Europeu AEG cumpre o seu plano anual de atividades para o corrente ano letivo com uma última atividade, levando os seus membros a assistir a uma reunião ordinária da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão na noite de 28 de junho.

Esta atividade encerra o conjunto de iniciativas concebidas e realizadas no contexto do projeto “Europa, casa da Democracia” submetido ao Concurso Clubes Europeus 2018-2019, e foi neste contexto que surgiu a ideia e a intenção de levar os alunos do Clube Europeu AEG a assistir a uma reunião da Assembleia Municipal. Esta foi uma de três atividades que visaram proporcionar oportunidades de expansão e aprofundamento do conhecimento sobre a Democracia na “casa” europeia (i. e., na Europa em geral e em Portugal em particular), e assim levar informação à comunidade escolar e envolvente.
De forma a aproximar e familiarizar os mais jovens com o órgão central do poder democrático local, a Assembleia Municipal, que tem por missão precisamente asseverar os interesses próprios dos munícipes, e com o intuito de sensibilizar os mais jovens para a participação ativa da comunidade local, alguns membros do clube interromperam as suas ainda incipientes férias de verão para irem até à sede do concelho. Antes do início da reunião propriamente dita, os alunos foram recebidos e elucidados, ainda que brevemente, sobre a composição e competências da Assembleia Municipal, tendo acesso à ordem de trabalhos prevista. Foi igualmente possível um rápido encontro com o Presidente, Dr. Nuno Melo, o 1.º Secretário, Dr. Luís Ângelo Oliveira, e o 2.º Secretário, Sr. Heitor Bernardo.
Embora não tenham observado a totalidade da sessão, os alunos puderam assistir à apresentação, debate e votação de uma Proposta de Recomendação e de um Voto de Congratulação de dois grupos municipais da Assembleia, prévios à Ordem do Dia, e ainda ao início da discussão e votação de quatro propostas da Câmara Municipal.
Foi evidente a curiosidade e interesse dos nossos alunos em compreender o funcionamento dos trabalhos e as regras de conduta próprias de uma reunião desta natureza, tendo sido, sem dúvida, uma experiência enriquecedora.
Agradecemos ao Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Nuno Melo, a sua pronta disponibilidade para autorizar a participação dos membros do Clube, como observadores, nesta reunião ordinária. E registamos o seu comentário de que “devia ser obrigatório todas as escolas” trazerem os seus alunos a uma reunião da Assembleia Municipal, pois serão futuros eleitores e potenciais futuros membros dos órgãos democráticos do poder local.

Cuida de ti! 

 

Clica para veres
as recomendações.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 83 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top