Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

DescobrirEmFesta mai2019De 30 de maio a 4 de junho, esteve patente na EB 1,2,3 de Gondifelos uma exposição organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas sobre os Descobrimentos Portugueses.

Desde há 4 anos, que este Departamento tem vindo a organizar exposições e quadros de “História ao Vivo” que pretendem ilustrar momentos da nossa História. A primeira instalação recuou à Pré-História, avançou depois para a época romana e, no ano transato, recordou-se a Baixa Idade Média.

A exposição deste ano, intitulada “História ao Vivo - Gondifelos à Descoberta do Mundo”, no espírito das anteriores, esteve dispersa por vários espaços.
À entrada da escola, as pessoas foram recebidas por painéis de navegadores, nomeadamente o Infante D. Henrique, Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral e por um padrão dos Descobrimentos. Mais abaixo, um portal convidava a entrar no átrio, onde se encontrava uma caravela, atrelados com canhão, vela e cordame, um mapa-mundo pintado no chão com algumas das viagens mais importantes deste período, particularmente as viagens de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães, celebrando os 500 anos da sua partida para a viagem de circum-navegação. O pórtico recebeu, por seu lado, expositores, voltados para o mapa-mundo, que, além de informação escrita e iconográfica, continham alguns dos produtos que os portugueses exploraram nos diversos continentes. Junto ao gradeamento/muro exterior, foi montado um espaço com toldo, onde os alunos puderam cheirar e identificar algumas das especiarias/produtos que cruzaram os mares, assim como construir puzzles e realizar exercícios lúdico-didáticos. Uma caravela em cartão, construída por alunos do 8º ano, na disciplina de Educação Visual, enriqueceu igualmente este espaço. Na 6ª feira à tarde, a turma do 4ºG apresentou no palco montado no átrio, de forma espontânea, uma dança da época, que foi preparada durante as aulas. As turmas do 5º2 e 5º3, no âmbito do Projeto “Dança ao Longo dos Tempos” da disciplina de Educação Física, presenteou o público à noite com uma dança renascentista. No interior da escola, no hall, dois cadeirões ornamentados – trono real –, voltados para a entrada, e a réplica de uma nau estiveram a receber a comunidade educativa. O corredor principal albergou biografias de reis, navegadores e vultos portugueses, elaboradas por alunos do 8º ano. Trabalhos de alunos do 5º ano e instrumentos náuticos ladearam este corredor. O papel das mulheres nos Descobrimentos não foi esquecido e um placard assinalou a importância delas. A história local também esteve presente, com um painel sobre Tomás Pereira, um jesuíta, matemático e cientista português, nascido em São Martinho do Vale, que viveu a maior parte da vida na China. Este painel foi especialmente criado e cedido para esta exposição pela Câmara Municipal de Famalicão.
Ao fundo deste corredor, algumas cadeiras convidavam as pessoas a sentar e a visualizar o filme “1492”, de Ridley Scott. Todos os espaços expositivos foram reforçados com legendas e informação útil.
Graças à presença de alunos e professores, vestidos à época, a exposição tornou-se mais rica e dinâmica. Algumas turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada.
O Departamento, na 6ª feira, agraciou os colegas com um almoço a lembrar sabores de outras paragens: uma galinhada da fazenda, bolo de fubá e bolo de chocolate, frango agridoce com arroz basmati, arroz chau chau, frutas tropicais típicas do Brasil e vinho da Madeira.
Esta exposição contou com a colaboração preciosa de várias entidades, especialmente as Câmaras de Vila do Conde e de Vila Nova de Famalicão, a Casa do Infante, a Escola CIOR e o Museu Municipal da Póvoa de Varzim. O transporte dos objetos que embelezaram a exposição foi disponibilizado pelo professor Joaquim Correia.
O Departamento agradece profundamente o apoio recebido por estas entidades e a ajuda espontânea de vários professores, alunos e auxiliares de ação educativa. Por fim, um especial agradecimento à Direção da escola, que, desde há 4 anos, tem apoiado este projeto de “História ao Vivo”.
O Departamento de CSH

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 59 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top