Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

I City Badajoz mai2019Entre os dias 12 e 18 de maio uma equipa de oito alunos do nosso Agrupamento participou nas atividades do 3.º intercâmbio de alunos de curta duração organizado pelo Colégio Santo Ángel de la Guarda em Badajoz, Espanha.

Esta fase da construção da cidade teve como tema Fontes de Energia.
As viagens de ida e volta nos dias 12 e 18 de maio que, mesmo tratando-se do país vizinho, proporcionaram uma primeira oportunidade de viajar de avião a muitos dos alunos envolvidos. Os restantes dias da semana foram preenchidos com tarefas em trabalho de grupos internacionais e visitas a instalações e locais pertinentes ao tema definido para este encontro e também atividades de socialização entre os elementos do grupo e destes com outros da escola paceira.
O trabalho realizado pelos grupos, que compreendiam alunos de todas as nacionalidades do projeto, foi distribuído por duas manhãs da semana e focou-se sobretudo na apresentação e discussão de prós e contras de diferentes fontes de energia, que foram da solar à eólica, da nuclear à geotérmica, da hídrica à biomassa. Parte destas manhãs foi também dedicada à criação de nova sinalização para este novo meio urbano, e justificação da mesma.
Parte importante dos dias passados em Espanha, que também passou por um saltinho a Portugal, consistiu em visitas a locais onde os alunos puderam presencialmente compreender o funcionamento da produção de energia elétrica a partir de diferentes fontes: Em Alvarado puderam circular pelas diferentes partes de uma central fotovoltaica e compreender as diferentes fases do seu funcionamento; no Alqueva tiveram a oportunidade de visitar e aprender sobre a produção de energia no barragem hidroelétrica.
A manhã do dia passado em Barcarrota foi um momento de trabalho de grupo de caráter mais prático, pois os diferentes grupos internacionais foram desafiados a criar modelos funcionais com recurso a diferentes fontes de energia, tais como carros movidos a energia solar ou ventoinhas movidas por energia hídrica. Já a tarde foi passada a desfrutar de diferentes atividades ao ar livre como canoagem e paddle boardding.
No final da semana, a visita à Universidade da Estremadura permitiu aos alunos e professores conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Smart City. Uma apresentação inicial deu uma ideia das várias dimensões e equipamentos que esta cidade, pensada para um futuro próximo mas revolucionário, pretende proporcionar aos seus habitantes. Por fim, uma exposição deu a conhecer vários aparelhos eletrónicos pensados para responder às necessidades de quem lá vive, e que já vão surgindo no mercado.
O encontro foi encerrado com uma festa de despedida em que para além da degustação da gastronomia local e de uma exibição de danças tradicionais locais, alguns alunos, entre eles alguns dos nosso alunos, puderam partilhar os seus talentos para a dança ou o canto.
Em toda a semana passada em Badajoz devemos destacar a forma calorosa como as famílias anfitriãs acolheram os nossos alunos e como toda a comunidade escolar do Colégio Santo Ángel de la Guarda se voluntariou e distribuiu para acompanhar as atividades realizadas com os alunos e acompanharem os professores das escolas parceiros em todas as refeições.
A todos agradecemos o tempo passados juntos e a generosidade.

Reuniões com Pais 

(JUNHO, às 18:30h
no respetivo estabelecimento de ensino)

2ºCiclo - dia 24 
(segunda-feira)

3ºCiclo (exceto 9ºano)
dia 25 
(terça-feira)

Pré-escolar - dia 27 
(quinta-feira)

1ºCiclo - dia 28 
(sexta-feira)

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 163 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top