Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito do Projeto de Educação Parental, com longa tradição no Agrupamento, terminou esta semana, a 18 de março, mais uma edição do Programa Mais Família, Mais Criança destinada a pais e mães das crianças dos Jardins de Infância deste Agrupamento.

As investigações científicas demonstram que os princípios para gerir o comportamento infantil e estabelecer relações positivas com as crianças são universais e a maior parte dos pais deseja que os seus filhos estejam bem na escola, respeitem os pais e os outros, sejam felizes e saudáveis e façam boas amizades, contribuindo para o melhor desenvolvimento integral. 

A acção e o investimento da Câmara Municipal, bem como as linhas orientadoras do nosso Projeto Educativo incentivam à continuidade do acompanhamento das famílias com a realização deste excelente projeto concelhio para capacitar os pais e ajudá-los a lidar com confiança, gosto, respeito e espírito de cooperação com os seus filhos em idade pré-escolar/escolar.
Esta edição de Educação Parental contou com uma equipa constituída pelo Diretor, Jones Maciel, que exerce a função de Conselheiro de Educação Parental, e pelas formadoras Diana Silva (Educadora Social), Judite Costa (Psicóloga do SPO) e Rosa Dias (Professora), sob orientação da mentora Prof.ª Doutora Filomena Gaspar, da Universidade de Psicologia de Coimbra, através de protocolo com a CMVNF.
Ao longo das sessões efetuadas, o grupo de mães partilhou estratégias, situações problema e soluções na perspetiva de que o comportamento dos nossos filhos é multideterminado, isto é influenciado por vários sistemas. Numa abordagem de parentalidade positiva foi reforçada a importância do brincar e elogiar como forma de salientar o que de melhor têm os nossos filhos, acreditando que estamos a aumentar a frequência dos comportamentos desejados. De forma prática, foram exploradas técnicas de registo e sistema de pontos e recompensas, treinada a atenção positiva, a assertividade no estabelecimento de regras e limites, bem como o tempo de pausa e as mensagens Eu.
A satisfação com este programa foi evidente e confirmada através da análise dos resultados do questionário proposto pelo programa original e com validação científica.
A formação terminou com uma sessão de celebração, com as famílias, onde, sob orientação e simpatia do nosso Conselheiro Parental, num ambiente de partilha, se efectuou a devolução de resultados da avaliação do programa, se recordaram alguns momentos das sessões, através de um vídeo surpresa, se entregaram os diplomas e as recompensas que cada mãe alcançou, entregue pelos próprios filhos, valorizando a relação parental.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 106 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top