Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito do Projeto de Educação Parental, com longa tradição no Agrupamento, terminou esta semana, a 18 de março, mais uma edição do Programa Mais Família, Mais Criança destinada a pais e mães das crianças dos Jardins de Infância deste Agrupamento.

As investigações científicas demonstram que os princípios para gerir o comportamento infantil e estabelecer relações positivas com as crianças são universais e a maior parte dos pais deseja que os seus filhos estejam bem na escola, respeitem os pais e os outros, sejam felizes e saudáveis e façam boas amizades, contribuindo para o melhor desenvolvimento integral. 

A acção e o investimento da Câmara Municipal, bem como as linhas orientadoras do nosso Projeto Educativo incentivam à continuidade do acompanhamento das famílias com a realização deste excelente projeto concelhio para capacitar os pais e ajudá-los a lidar com confiança, gosto, respeito e espírito de cooperação com os seus filhos em idade pré-escolar/escolar.
Esta edição de Educação Parental contou com uma equipa constituída pelo Diretor, Jones Maciel, que exerce a função de Conselheiro de Educação Parental, e pelas formadoras Diana Silva (Educadora Social), Judite Costa (Psicóloga do SPO) e Rosa Dias (Professora), sob orientação da mentora Prof.ª Doutora Filomena Gaspar, da Universidade de Psicologia de Coimbra, através de protocolo com a CMVNF.
Ao longo das sessões efetuadas, o grupo de mães partilhou estratégias, situações problema e soluções na perspetiva de que o comportamento dos nossos filhos é multideterminado, isto é influenciado por vários sistemas. Numa abordagem de parentalidade positiva foi reforçada a importância do brincar e elogiar como forma de salientar o que de melhor têm os nossos filhos, acreditando que estamos a aumentar a frequência dos comportamentos desejados. De forma prática, foram exploradas técnicas de registo e sistema de pontos e recompensas, treinada a atenção positiva, a assertividade no estabelecimento de regras e limites, bem como o tempo de pausa e as mensagens Eu.
A satisfação com este programa foi evidente e confirmada através da análise dos resultados do questionário proposto pelo programa original e com validação científica.
A formação terminou com uma sessão de celebração, com as famílias, onde, sob orientação e simpatia do nosso Conselheiro Parental, num ambiente de partilha, se efectuou a devolução de resultados da avaliação do programa, se recordaram alguns momentos das sessões, através de um vídeo surpresa, se entregaram os diplomas e as recompensas que cada mãe alcançou, entregue pelos próprios filhos, valorizando a relação parental.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 107 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top