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i city mar2019Entre os dias 10 e 16 de março fomos visitados pelas equipas das escolas parceiras no Projeto Erasmus+ i-City para o 2.º intercâmbio escolar de curta duração, que corresponde à segunda fase da construção da cidade i-City deste projeto bianual que será concluído no final do ano letivo de 2019-2020.

Os nossos parceiros do Projeto Erasmus+ i-City de Itália (Roma), de Espanha (Badajoz), da Turquia (Izmir), da Roménia (Braila) e da Grã-Bretanha (Stroud) estiveram em Gondifelos para as atividades da segunda fase do projeto, sobre Alimentação e Habitação.
Após a chegada de quarenta alunos e uma dezena de professores das várias escolas ao longo do domingo, na segunda-feira deu-se o pontapé de saída para as atividades da semana, para além da receção e certificação dos participantes, com uma exploração lúdica dos diferentes espaços da nossa escola pelos grupos de trabalho que foram, entretanto, formados. Este também foi o dia em que se iniciaram os trabalham que deram continuidade à primeira fase que decorreu em Roma no passado mês de novembro. Fez, por isso, sentido revisitar e sistematizar conceitos relacionados com os parâmetros do design urbano e aprender a utilizar uma ferramenta digital em que estes são calculados em função da cidade que os grupos de trabalho idealizarão. Para isso contamos com a preciosa colaboração do David Picellin, um consultor que complementa o trabalho desenvolvido pelo grupo de professores do projeto. Culminou-se a manhã com o treino de competências TIC, mais concretamente na criação de modelos 3D com o SketchUp. Momentos semelhantes tiveram lugar ao longo da semana com diferentes grupos de alunos.
A tarde foi passada no exterior, à semelhança do que foi planeado para estes cinco dias do intercâmbio. Pouco após o almoço, partiram numa caminhada que os levou numa viagem de 3000 anos pela história de Gondifelos, procurando sempre valorizar os testemunhos associados à fixação da população e às respostas dadas ao longo dos tempos em termos de habitação e alimentação a uma população em mudança. Essa caminhada levou-os finalmente a uma vacaria, onde, com a ajuda de um nutricionista e de uma veterinária, aprenderam mais sobre os seus animais e a exploração de leite, neste caso de vaca, leite esse que puderam apreciar na degustação do delicioso iogurte natural produzido nessa propriedade. Ainda houve tempo para uma sessão de show-cooking com a Masterchef famalicense Lígia Santos, que fez a demostração da preparação de um prato vegetariano, que não só é mais saudável mas que respeita uma dieta que constitui uma solução para a redução da nossa pegada ecológica, crucial para a criação de um futuro sustentável.O primeiro dia foi encerrado com uma festa de boas-vindas que incluiu para além de um jantar partilhado que incluiu os apetitosos contributos das famílias anfitriãs, com que puderam apreciar a gastronomia local, momentos musicais com o Grupo de Cavaquinhos do Centro de Lazer de Viatodos.
A terça de manhã foi sobretudo dedicada ao subtema Alimentação centrando-se em apresentações e momentos de discussão e reflexão sobre exigências nutricionais de uma população de perfil misto (Roménia), produção alimentar e provisionamento de uma dada população (Espanha) e transporte e distribuição dos alimentos (Reino Unido), conducentes a conclusões úteis para a conceção da i-City.
Em coerência com o tema desta fase, a tarde de terça-feira foi preenchida com a breve visita às instalações da empresa Lourofood/Lactilouro para se conhecer o processo de fabrico de uma variedade de queijos. Tiveram também a oportunidade de visitar a Residência Pratinha, um exemplo de sucesso de solução habitacional para seniores, um grupo etário importante e em crescimento. O dia terminou com uma breve ida à praia na cidade de Póvoa de Varzim.
O dia de quarta-feira foi passada no Porto. Começamos com uma viagem de cruzeiro pelas seis pontes do Rio Douro, seguida de uma visita às Caves Calem. Após o almoço na margem de Gaia, encetamos uma visita guiada pelo centro histórico da cidade que nos levou do Terreiro da Sé de volta à Ribeira, e na qual aprendemos sobre a história da fixação da população ao longo dos séculos e os momentos decisivos no desenvolvimento urbano e crescimento da Invicta.
A manhã de quinta seguiu os procedimentos de trabalho da de terça, mas desta vez sobre Habitação com enfoque nos perfis e necessidades de uma população de densidade variável (Turquia), perfis e necessidades de grupos diferentes faixas etárias (Portugal) e design e novos materiais (Itália). A tarde foi passada em Vila Nova de Famalicão: Respeitando um dos objetivos do projeto, os alunos e professores foram recebidos na Casa da Juventude por representantes da Câmara Municipal que responderam a perguntas relacionadas com Alimentação e Habitação, pensadas e registadas pelos diversos grupos nos diferentes momentos de trabalho desta semana. Daqui partimos para um peddy paper pela cidade que permitiu explorar e conhecer o seu centro histórico, visitar e explorar o complexo habitacional do Centro das Lameiras e as Hortas Comunitárias municipais. Todos os grupos puderam ainda assistir e participar numa workshop para aprenderem a fazer pão de bolota, cuja prova todos apreciaram.
A manhã do dia de sexta foi dedicada à apresentação e análise das conclusões reunidas ao longo da semana pelos diferentes grupos, que por sua vez foram transpostas para planos bidimensionais que incluíam e dispunham os equipamentos urbanos necessários para responder às necessidades da população da cidade i-City em termos de Alimentação e de Habitação. Finalmente, elementos dos diferentes grupos criaram versões 3D simplificadas destes esboços. Para culminar e relembrar os conhecimentos de uma semana de trabalho árduo, os alunos usaram os “quantos queres” feitos na atividade de exploração dos espaços da escola de segunda-feira para produzir um questionário “interativo” com as perguntas e respostas que foram registando ao longo das manhãs de trabalho.
A tarde do último dia foi passada entre momentos de descanso merecido, após uma intensa semana de trabalho, e os ensaios dos números do espetáculo de talentos que integrou a festa de despedida. Foi um novo momento de convívio e partilha entre as famílias anfitriãs, os alunos e os professores, e de despedidas e emoções que se repetiram no dia seguinte antes das partidas dos alunos e professores que nos visitaram e fizeram parte do nosso dia-a-dia durante uma semana.
Deixamos aqui o mais profundo agradecimento por todo o apoio dado pela Direção do nosso Agrupamento de escolas, pela colaboração de vários dos nossos professores nos diferentes momentos do programa, pela insubstituível ajuda dos nossos auxiliares de ação educativa e pela enorme generosidade e carinho com que as nossas famílias anfitriãs acolheram e cuidaram dos alunos visitantes. Um sentido bem-haja a todos.
Já não falta muito para o intercâmbio escolar que se segue. Em breve partiremos para Badajoz, Espanha, para a terceira fase do projeto, Recursos e Fontes de Energia, que decorrerá entre os dias 13 e 17 de maio.

A coordenadora AEG do Projeto Erasmus+ i-City
Silvina Ferreira

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