Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, os alunos do 7º ano do AEG participaram numa visita de estudo interdisciplinar.


O primeiro destino desta visita, Ruínas e Museu de Conímbriga, teve de ser adiado para o dia seguinte, em virtude de um acidente à saída do Porto. Este percalço não fez esmorecer o ânimo e a viagem prosseguiu até ao Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande. Aqui, o grupo foi recebido de forma muito calorosa pelo professor José Alberto, de Físico-Química, e por um grupo de alunos de 7º ano. Após uma refeição bem confecionada na cantina escolar, os alunos plantaram um castanheiro e um carvalho, que levaram do nosso berçário, num espaço junto ao campo de treinos da escola, e proferiram singelas palavras, num gesto de solidariedade para com esta comunidade.
Na barragem do Fratel, engenheiros e eletricistas conduziram o grupo pelas “entranhas” do edifício e explicaram o funcionamento deste equipamento sobre o rio Tejo.
Já na capital, uma passagem pela antiga Expo fez os alunos relembrarem a viagem de comboio a Lisboa, aquando da comemoração dos 25 anos da escola.
Pelas 19h30, o autocarro deu entrada no Regimento de Transportes, o antigo RALIS, e o grupo foi recebido pelo alferes Zambujeiro, que deu a conhecer as casernas onde iriam pernoitar. Depois de terem conhecido os aposentos, recuperaram forças com um jantar confecionado e servido pelos militares. Como em quase todas as visitas deste género, o início da noite revelou-se barulhenta e agitada, tendo obrigado à intervenção dos professores.
O novo dia trouxe um banho quente e um pequeno-almoço reforçado e, depois de terem assistido à formatura dos militares (quem sabe se a estada neste local virá a despoletar o gosto pela vida militar!), partiram em direção aos templos da cidade.
No templo hindu, sentados no chão com as pernas cruzadas, ouviram com atenção a senhora que, de forma simples e viva, falou dos cultos e das tradições desta religião.
Já na mesquita, com alunas e professoras de lenço devidamente colocado na cabeça, o grupo descalçou-se e recebeu o Sheik Munir, que o levou numa visita guiada pela sala de oração (a maior da Europa), pelo espaço das abluções e, numa sala voltada para um pátio, abordou os fundamentos do Islamismo e respondeu às questões colocadas, nomeadamente sobre as cerimónias matrimoniais e fúnebres.
O almoço tão ansiado aconteceu no Shopping Amoreiras, onde puderam também comprar algumas lembranças.
Um curto passeio em torno da sinagoga fez aumentar o desejo de a conhecer. Desta vez, foram os rapazes e os professores que tiveram de colocar uma espécie de touca, o quipá, utilizada pelos judeus, tanto como símbolo da religião, como símbolo de temor a Deus. Sentados na parte da sinagoga reservada aos homens, os alunos, na sua generalidade, ouviram a guia com interesse e colocaram questões.
A última visita, pensada para ser a primeira desta viagem, foi às ruínas de Conímbriga. O grupo foi dividido em dois e, num passeio curto, atendendo ao adiantado da hora, e conduzido por guias especializados, os alunos conheceram uma parte das ruínas, experienciaram o que aprenderam e reconheceram as marcas do mundo romano.
A visita decorreu conforme o planeado, tendo sido atingidos os objetivos traçados pelas várias disciplinas. Os alunos, na globalidade, estiveram bem, apesar da agitação registada durante a noite e na viagem de regresso.
Nos dias seguintes, os alunos fizeram a avaliação da visita que será, entretanto, analisada e dada a conhecer em sede de Departamento.

Os professores,
Ana Carreira, Alexandre Fonseca, Carlos Araújo e Sandra Rocha

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 38 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top