Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito do "School of Active Citizens", a YUPI está a produzir, sob a orientação da Eslováquia e Roménia, um manual de "Governança local em contexto escolar". Nesse sentido, estão a ser descritos um conjunto de role-plays que poderão ser trabalhados em contexto de sala de aula, de modo a trabalhar questões de participação e democracia

A turma um do sétimo ano, no dia 28 de fevereiro, participou num destes role-plays, implementado pela educadora Tamy Rodrigues, da YUPI

A disposição do mobiliário da sala de aula teve de ser alterada, tendo as mesas sido encostadas à parede e as cadeiras dispostas em círculo.
De seguida, os alunos tiveram de escolher três colegas para se sentarem no centro do círculo e foi-lhes proposto que, durante vinte minutos, decidissem qual dos três reunia as melhores condições para ficar com o prémio, uma abóbora entretanto destapada. Educadora e professora não intervieram na discussão, apenas registaram no quadro e num caderno, respetivamente, os argumentos e ideias apresentados.
Após decisão tomada, a educadora encetou um diálogo vivo e reflexivo com o grupo em torno dos argumentos expostos, tanto individualmente como em grupo, e do modo como procederam às tomadas de decisão. Fê-los, sem dúvida, refletir sobre assuntos que tocam a democracia participativa.
A validação deste role-play e o feedback obtido através dos testemunhos dos alunos envolvidos e da professora contribuirão, certamente, para melhorar o guia em construção.

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 45 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top