Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A sessão distrital do Parlamento dos Jovens decorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Braga, no Altice Fórum Braga, e contou com a participação de cinquenta e quatro escolas do distrito.

O projeto teve como tema “Alterações Climáticas-Salvar os Oceanos” e teve como objectivo principal implementar a discussão sobre o assunto e despertar a consciência dos jovens para esta importante questão ambiental.

Nesta sessão, foram apresentadas as medidas das escolas participantes tendo estado presentes os alunos/deputados eleitos nas sessões escolares. Representaram o Agrupamento de Escolas de Gondifelos os deputados efetivos Afonso Ribeiro e João Ferreira, e a deputada suplente Helena Silva, todos do 8º1

Os trabalhos iniciaram-se por volta das 9:30h e contaram com a presença de representantes da Assembleia da República, Câmara Municipal de Braga, Instituto Português da Juventude e Desporto e da DGESTE. Cada um dos presentes teve a oportunidade de se dirigir à assembleia, tendo todos sublinhado a importância deste projeto na aquisição de hábitos de cidadania e conhecimento do sistema democrático. Seguiu-se um momento de perguntas e respostas ao deputado presente, Rui Silva, do PSD
No momento seguinte desta sessão, as escolas puderam apresentar as medidas que redigiram nas sessões escolares. O nosso Agrupamento apresentou três medidas que realçaram a necessidade de reduzir o consumo de plástico, recorrendo a materiais alternativos, e a importância de reduzir a produção de gases nocivos à atmosfera, através do incentivo e promoção das ciclovias na deslocação casa-escola.
As escolas tiveram a possibilidade de questionar outras sobre as medidas propostas. O nosso Agrupamento foi questionado a propósito das medidas propostas, tendo os nossos deputados estado à altura do desafio. Os almoços e lanches realizaram-se no Altice Fórum e foram oferecidos pela Câmara Municipal de Braga.
As votações das medidas na generalidade e especialidade realizaram-se na tarde do 1º dia e manhã do 2º dia. Nesta fase os deputados efetivos votaram nos projetos de recomendação que melhor foram de encontro ao tema em discussão. Após a votação iniciou-se o debate das medidas na especialidade, no qual as escolas se reuniram em grupos de trabalho para suprimir, alterar ou inserir medidas no projeto aprovado. Após uma acesa discussão, foi acordada a redacção final do projeto de recomendação do círculo de Braga, projeto a apresentar em Maio, na sessão nacional.
No final da tarde do dia 26, os deputados representantes do distrito de Braga à sessão nacional foram eleitos.
Foi um dia importante na formação dos alunos, no qual demonstraram ser capazes de dar um contributo muito significativo a este projeto, que é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania e que tem como objectivo formar cidadãos responsáveis, críticos e interventivos.
Carla Castelo Branco

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 93 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top