Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Clube de COOLaboradores deu início a um projeto de Tutoria de Pares, enquanto metodologia pedagógica inovadora de apoio aos alunos, propondo que estes se ajudem entre si, com o objetivo de melhorarem o seu sucesso escolar.

Desde o início de fevereiro que os alunos: Inês Maciel; Márcia Ribeiro; Afonso Ribeiro e Cláudia Santos têm desenvolvido um importante papel no apoio aos colegas. Ainda que, por definição, a tutoria tenha como base apoiar alguém na aprendizagem, o seu efeito no tutor é também de promoção e produção de competências pessoais, sociais e cognitivas. Ao ajudar um colega a aprender os tutores também estão a aprender, de modo que esta estratégia se torna geradora de um clima de cooperação e motivação criado pela reciprocidade de papéis entre os alunos nas tarefas.

Inicialmente cada Tutor/a passou por uma fase de entrevista de seleção, onde foram abordadas as espectativas e motivações para o desempenho e envolvimento no projeto. Para desempenhar este papel cada aluno terá que ter capacidade de pesquisa e aprofundar o conhecimento sobre o tema em estudo; terá que ter capacidade de relacionar-se com o outro mostrando uma atitude empática; e terá ainda reforçados os valores da solidariedade e cooperação, ao perceber que desempenhou um importante papel na ajuda ao outro.
Atualmente cada tutor/a tem um horário estabelecido de acordo com a sua disponibilidade, e em cada sessão faz o registo de tarefas desenvolvidas e competências adquiridas.
O próximo passo será o de uma formação com base nas necessidades apresentada e sentidas por cada participante.
Trata-se assim de um projeto que tem como palavras-chave: Promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas; Sucesso escolar; Base humanista; Aprendizagem, Solidariedade e Cooperação.

 

 

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 90 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top