Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Clube de COOLaboradores deu início a um projeto de Tutoria de Pares, enquanto metodologia pedagógica inovadora de apoio aos alunos, propondo que estes se ajudem entre si, com o objetivo de melhorarem o seu sucesso escolar.

Desde o início de fevereiro que os alunos: Inês Maciel; Márcia Ribeiro; Afonso Ribeiro e Cláudia Santos têm desenvolvido um importante papel no apoio aos colegas. Ainda que, por definição, a tutoria tenha como base apoiar alguém na aprendizagem, o seu efeito no tutor é também de promoção e produção de competências pessoais, sociais e cognitivas. Ao ajudar um colega a aprender os tutores também estão a aprender, de modo que esta estratégia se torna geradora de um clima de cooperação e motivação criado pela reciprocidade de papéis entre os alunos nas tarefas.

Inicialmente cada Tutor/a passou por uma fase de entrevista de seleção, onde foram abordadas as espectativas e motivações para o desempenho e envolvimento no projeto. Para desempenhar este papel cada aluno terá que ter capacidade de pesquisa e aprofundar o conhecimento sobre o tema em estudo; terá que ter capacidade de relacionar-se com o outro mostrando uma atitude empática; e terá ainda reforçados os valores da solidariedade e cooperação, ao perceber que desempenhou um importante papel na ajuda ao outro.
Atualmente cada tutor/a tem um horário estabelecido de acordo com a sua disponibilidade, e em cada sessão faz o registo de tarefas desenvolvidas e competências adquiridas.
O próximo passo será o de uma formação com base nas necessidades apresentada e sentidas por cada participante.
Trata-se assim de um projeto que tem como palavras-chave: Promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas; Sucesso escolar; Base humanista; Aprendizagem, Solidariedade e Cooperação.

 

 

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 60 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top