Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Equipa da BE, a pedido dos alunos, levou uma sessão dupla de cinema à turma 1 do 1º ciclo, no Jardim de Infância de Gondifelos.

Há muito que a equipa vem pensando em como estender o Projeto Educar com Cinema aos restantes anos de escolaridade, particularmente aos alunos que se encontram neste momento no 1º ciclo e que estavam habituados às sessões de cinema mensais no Pré-Escolar, desde o início deste Projeto.

Assim, impulsionadas pelo interesse e persistência das crianças, as professoras de BE idealizaram uma sessão dupla de cinema, tendo selecionado os filmes “Fora de Vista” de Ya-Ting Yu (Taiwan, 2010, 6’) e “PIP” de Bruno Simões (Barcelona, 2018, 4’). Um dos motivos desta escolha deveu-se ao facto de ambos tocarem, ainda que com propósitos diferentes, a situação das pessoas com deficiência visual.
Depois de um curto diálogo com as crianças em torno do conteúdo dos filmes e dos elementos essenciais numa sala de cinema e no acesso a ela, nomeadamente tela, projetor, colunas/som, cadeiras numeradas e por fila, espectadores e bilhete de acesso, estas desenvolveram a dinâmica apresentada pela equipa que consistiu em identificar, com os olhos velados, um conjunto de objetos do quotidiano. Apesar de algum cansaço e ligeira irrequietude e desatenção revelado por alguns alunos, dado o adiantado da hora (pelas 16h), estes participaram de forma viva e curiosa durante a sessão que tomou uma hora do dia 7 de fevereiro. O próximo encontro ficou agendado para a última semana do período.
O Projeto Educar com Cinema tem dirigido, na verdade, o seu foco sobretudo para o público do Pré-Escolar. Contudo, quando a Biblioteca Escolar, promotora desta iniciativa no Agrupamento, recebe convites no âmbito da rubrica do Plano Nacional de Cinema “O Cinema está à tua espera”, não hesita em abraçá-los, procurando envolver todos os graus de ensino, como está a acontecer com a participação no Close-up: episódio 3, Observatório de Cinema promovido pela Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Saudações cinéfilas,
Equipa da BE

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 81 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top