Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Equipa da BE, a pedido dos alunos, levou uma sessão dupla de cinema à turma 1 do 1º ciclo, no Jardim de Infância de Gondifelos.

Há muito que a equipa vem pensando em como estender o Projeto Educar com Cinema aos restantes anos de escolaridade, particularmente aos alunos que se encontram neste momento no 1º ciclo e que estavam habituados às sessões de cinema mensais no Pré-Escolar, desde o início deste Projeto.

Assim, impulsionadas pelo interesse e persistência das crianças, as professoras de BE idealizaram uma sessão dupla de cinema, tendo selecionado os filmes “Fora de Vista” de Ya-Ting Yu (Taiwan, 2010, 6’) e “PIP” de Bruno Simões (Barcelona, 2018, 4’). Um dos motivos desta escolha deveu-se ao facto de ambos tocarem, ainda que com propósitos diferentes, a situação das pessoas com deficiência visual.
Depois de um curto diálogo com as crianças em torno do conteúdo dos filmes e dos elementos essenciais numa sala de cinema e no acesso a ela, nomeadamente tela, projetor, colunas/som, cadeiras numeradas e por fila, espectadores e bilhete de acesso, estas desenvolveram a dinâmica apresentada pela equipa que consistiu em identificar, com os olhos velados, um conjunto de objetos do quotidiano. Apesar de algum cansaço e ligeira irrequietude e desatenção revelado por alguns alunos, dado o adiantado da hora (pelas 16h), estes participaram de forma viva e curiosa durante a sessão que tomou uma hora do dia 7 de fevereiro. O próximo encontro ficou agendado para a última semana do período.
O Projeto Educar com Cinema tem dirigido, na verdade, o seu foco sobretudo para o público do Pré-Escolar. Contudo, quando a Biblioteca Escolar, promotora desta iniciativa no Agrupamento, recebe convites no âmbito da rubrica do Plano Nacional de Cinema “O Cinema está à tua espera”, não hesita em abraçá-los, procurando envolver todos os graus de ensino, como está a acontecer com a participação no Close-up: episódio 3, Observatório de Cinema promovido pela Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Saudações cinéfilas,
Equipa da BE

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 67 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top