Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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O AEG está apostado em encontrar as melhores soluções contextualizadas para a implementação dos decretos-lei 54 e 55 de 2018, normativos que orientam a ação das escolas respetivamente no âmbito das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão e da flexibilização do currículo.

Assim,  aproveitou a interrupção letiva para promover um trabalho colaborativo entre todos os docentes do Agrupamento no sentido de refletir sobre o ponto da situação do trabalho desenvolvido até ao momento.

Depois da análise que foi possível fazer destes documentos legais no final do ano letivo transato, face à publicação tardia dos mesmos para a preparação do arranque do ano agora em curso, o AEG e todas as outras escolas do país tiveram, logo na altura, que tomar algumas decisões apressadas para operacionalizar as alterações que os mesmos impunham para este ano letivo.
Só com o trabalho do início do ano foi possível aos professores tornarem a apropriação destes documentos mais efetiva, nomeadamente, através de uma discussão das noções teóricas e das implicações pedagógicas que, quer um (inclusão e sucesso) quer o outro (flexibilização curricular), trazem para a prática docente.
Assim, neste momento e depois de um período de trabalho, foi altura de aprofundar o balanço do “estado da arte” que já havia sido iniciado nos órgãos de articulação curricular. Através do trabalho em equipas de professores de diferentes áreas disciplinares, o Agrupamento procurou refletir sobre os princípios inerentes a esta nova filosofia de trabalho, as estratégias implementadas e sobre as que seriam ainda de operacionalizar ao longo deste ano, para uma mais eficaz (com resultados) e eficiente (com os recursos disponíveis) abordagem à promoção das aprendizagens dos alunos e à superação das suas dificuldades.
Não sendo trabalho especificamente novo, pois são preocupações que desde sempre marcam a atuação dos professores e do AEG, agora assume novos contextos, face ao novo perfil pretendido para o aluno que conclui a escolaridade obrigatória e tendo em consideração a definição das aprendizagens essenciais a desenvolver no seio de cada disciplina.
No final deste trabalho de reflexão conjunta, os docentes manifestaram-se mais confiantes na mobilização das suas competências profissionais para dar continuidade à necessária política de alteração de práticas com vista a termos alunos mais capazes de tomar consciência dos diferentes aspetos das realidades que os circundam, nesta aldeia global em que vivemos e de se tornarem verdadeiros cidadãos ativos na definição e construção do seu projeto de vida e na melhoria dos contextos socioeconómicos em que vivem.

Reuniões com Pais 

(JUNHO, às 18:30h
no respetivo estabelecimento de ensino)

2ºCiclo - dia 24 
(segunda-feira)

3ºCiclo (exceto 9ºano)
dia 25 
(terça-feira)

Pré-escolar - dia 27 
(quinta-feira)

1ºCiclo - dia 28 
(sexta-feira)

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

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