Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

ParqueInfantilNo dia 1 de Dezembro realizou-se a inauguração do Parque Infantil dos alunos do 1º ciclo da EBI de Gondifelos, espaço há muito desejado e concretizado, agora, após a congregação de muitos esforços da comunidade educativa e envolvente.

O projeto, que teve a sua origem num desafio nacional lançado há três anos atrás, pelo Ministério da Educação às escolas chamado “Orçamento Participativo” e que foi apresentado aos alunos, nas aulas de Formação Cívica, pedindo-lhes que propusessem melhoramentos nos espaços escolares tendo em conta um orçamento de 500,00 euros. 

O envolvimento e participação das turmas, promovido no âmbito do projeto internacional “School of Active Citizens”, com a parceria da Associação Juvenil YUPI (Youth Union of People with Initiative), foi muito positivo e vários foram os projetos apresentados, mas foi a turma do 7º ano da Diretora de Turma Judite Costa, com o projeto o “AEG é TOP!” traduzido na ideia da criação dum parque para as crianças brincarem, que recolheu mais apoio e agrado de todos. A Câmara de Famalicão associava-se também com a disponibilização de 500,00 euros, decisão política estendida a todos os Agrupamentos do concelho e o esboço do que poderia vir a ser o parque já se desenhava.

Depois deste arranque com o Orçamento Participativo, cujo projeto inicial era a de construção de um parque com materiais recicláveis, sendo esta ideia abandonada, por questões de segurança e após reunião com uma engenheira da Autarquia, partiu-se para a aquisição de alguns equipamentos – balancé e molas do parque infantil. Depois a ideia foi sendo maturada e o projeto começou a seguir um novo caminho, com o envolvimento da Associação de Pais de Gondifelos, que assumiu a totalidade do projeto revisto, procurando apoio junto de pais, passando muitos fins de semana em trabalho no terreno, e cooptando também financiamentos junto de pessoas, empresas e CMVNF, que assegurou cerca de 50% das verbas necessárias para o projeto final.

Assim, apesar de faltarem ainda as balizas e a proteção da zona do parque, aspetos que muito em breve serão resolvidos, assim como a pintura no chão dos jogos tradicionais a ser feita pelos alunos, o dia era de festa, bem patenteada pelo hastear das bandeiras oficiais e pelo engalanar das bandeiras verdes Eco-escola.

Com a presença do Sr. Presidente de Câmara, Dr. Paulo Cunha e do Sr. Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha, do Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias e de outros elementos do seu executivo, da Associação de Pais, de professores dos diferentes ciclos de ensino, de pessoal não docente de muitas crianças e dos pais que não quiseram perder o momento, e de alguns dos parceiros colaboradores, deu-se início à sessão.

A canção “Sou a escola” apresentada pelo coro dos alunos do 1º Ciclo e as palavras de regozijo e agradecimento do Diretor a Todos os que contribuíram para a concretização deste sonho, deram o mote para a inauguração do espaço, cabendo à aluna Vera, em representação da turma promotora do projeto, recordar os meandros deste e também expressar a satisfação por terem participado na idealização deste projeto, vendo agora alcançados os objetivos a que se propuseram: o parque infantil para o 1º ciclo.

Os verdadeiros destinatários, ainda sem experimentar o escorrega, o balancé, as molas e o campo de futebol, tomaram a palavra e explicaram bem explicadinho, que no espaço também tinham o horta pedagógica, onde, fazendo “furinhos na terra”, meteram nabos, cenouras, hortaliça e adotaram a alfazema, o tomilho, o alecrim, o limonete, a cerejeira brava, o azevinho, tudo para ser cuidado, criado e mimado e manifestaram o seu contentamento e agradecimento pelo esforço da comunidade e em particular dos pais para terem hoje tão belo recreio para as suas brincadeiras.

Depois ainda das palavras da representante do Conselho Geral, da Presidente da Associação de Pais, aproximava-se a hora inaugural e o corte da fita pelo Sr. Presidente da Câmara, Diretor, alunos e pais abriu a passagem, possibilitando o apropriamento dos alunos e das alunas, em bando, do tão esperado parque, destacando o Sr. Presidente, o trabalho conjunto dos diferentes atores do território desta União de Freguesias, desafiados pela Associação de Pais de Gondifelos, considerando que este esforço de todos é determinante e a que a Câmara estará sempre disponível para o promover e apoiar, em prol da melhoria constante da qualidade de vida dos famalicenses.

Em ambiente de confraternização e com um sinal do desabrochar da atmosfera natalícia, degustando-se algumas guloseimas servidas pelo pessoal não docente, os presentes apreciaram a alegria e o extravasar de traquinices das crianças no parque, não sendo necessárias palavras para o exprimir, restando a constatação afirmada de que “Juntos somos mais fortes” e assim se constrói uma Escola mais rica e mais feliz!

Novo Projeto Educativo?! 

Participe na discussão.
Consulte aqui o documento de trabalho.

Envie os seus contributos para projetoeducativo@aegondifelos.pt

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 201 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top