Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

FlorestaAutoctone Nov2018De quinze a trinta de novembro de 2018 decorre mais uma Semana da Reflorestação Nacional, com o objetivo de despertar os cidadãos para a necessidade de proteger e respeitar a floresta.

Inserido nessa semana assinala-se também o Dia da Floresta Autóctone. No âmbito do Projeto “25 000 árvores para 2025” e o AEG aceitou o desafio da Autarquia lançado ao território da CSIF Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro e inseriu a atividade ADOTE uma árvore, uma vida, no programa que já tinha delineado para o dia 23 de novembro.
Nessa manhã de sexta-feira, os portões da Escola EB 1,2,3 de Gondifelos abriram-se a toda a comunidade educativa e envolvente, e os munícipes residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão tiveram oportunidade de adoptar, criar e mimar espécies autóctones, numa totalidade de três por pessoa. As espécies disponíveis eram: alecrim, alfazema, azevinho, carvalho alvarinho, castanheiro, cerejeira brava, limonete, medronheiro, nogueira, oliveira, sobreiro, tomilho, urze.
A meio da manhã, o AEG recebeu a visita do Sr. Vereador do Ambiente, Engenheiro Pedro Sena e da Engenheira Ana Silva que assistiram ao entusiasmo e recetividade por parte da comunidade, onde se vivenciaram momentos de responsabilidade ambiental e cidadania ativa proporcionados pela Coordenadora do Clube Eco Escola, professora Ana Carreira, em colaboração com a D. Célia Leal, representante da União de Juntas de Freguesia de Gondifelos, Cavalões e Outiz e da Direção na pessoa da professora Arminda Barroso.
Alguns alunos, sobretudo do primeiro ciclo, entusiasmados com a ideia de adoptar uma árvore, também quiseram levar uma espécie autóctone para casa, tendo sido alertados para a grande responsabilidade que é cuidar (regar, colocar húmus, proteger da neve, …) do ser vivo que adoptaram. A proposta de atividade, e todas as árvores para distribuição (cerca de 400) foram da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo sido registado o nome do adoptante e a freguesia correspondente.
Continuando a celebrar o Dia da Floresta Autóctone, à tarde, na presença dos alunos do primeiro ciclo e de alguns do segundo e terceiro ciclos, bem como dos respetivos professores foi hasteada pela primeira vez a Bandeira Verde 2018, para que se veja que há oito anos que somos uma ECO-ESCOLA.
Apesar das condições climatéricas desfavoráveis foi apresentado o novo espaço da horta escolar. A horta é comunitária e conta com a colaboração dos alunos do primeiro ciclo de Gondifelos, dos alunos do quinto ano e dos alunos que participam no Clube Eco-Escolas. O espaço dispõe de oito canteiros que foram atribuídos às diferentes turmas e ao clube, onde podemos encontrar plantadas diversas espécies hortícolas: couves nabiça, alho francês, morangos, hortelã, pimentos, beterraba, alface, coentros, pencas, couve roxa, salsa, entre outras. Agora é necessário cuidar dela para que a colheita seja abundante.
Fechando as atividades deste dia comemorativo, os alunos do primeiro ciclo colocaram simbolicamente alguns pés de relva no espaço destinado ao jardim, junto ao futuro parque infantil.
Encerrando também a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, em momentos diferentes deste dia, os alunos tiveram oportunidade de participar numa oficina decorativa com reutilização de cápsulas de cafés e outros materiais, dinamizada pela professora Joana Sousa.
Foi um grande dia. Valeu a pena! O concelho ficou mais verde!

Novo Projeto Educativo?! 

Participe na discussão.
Consulte aqui o documento de trabalho.

Envie os seus contributos para projetoeducativo@aegondifelos.pt

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 120 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top