Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ao entrar numa qualquer sala de aula do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, pelas 11:05h do dia 05 de novembro, era a pergunta que se podia colocar…

A verdade é que todos estavam a praticar o exercício público de cidadania, “A Terra Treme”, simulando uma situação de sismo, em resposta ao desafio colocado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
“A Terra Treme” é um exercício que pretendia alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deveria praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.
Assim, para surpresa dos alunos, mas preparados os docentes, ao toque de campainha, numa escola onde só é usada para situações de emergência, os alunos ficaram de imediato alerta e os professores anunciaram os objetivos do simulacro e todos, de imediato, seguiram as instruções e desapareceram… debaixo das respetivas mesas.
Esta atividade incluída na área da Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.
Passado um minuto de “prevenção”, os professores puderam ainda aprofundar o assunto explorando diferentes abordagens a partir do site http://www.aterratreme.pt/

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 39 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top