Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

TomadaPosseDir Jul2018No dia 10 de julho, o Dr. Jones Maciel tomou posse para um novo mandato como Diretor do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

A sessão solene, aberta a toda a comunidade educativa e envolvente, encheu o espaço do polivalente da escola sede, onde tudo estava devidamente preparado para a reunião aberta do Conselho Geral, órgão responsável pela eleição e empossamento do Diretor.
Assim, às 19:00h, depois de um momento de acolhimento e confraternização dos participantes no evento, foi com um momento musical e de dança, interpretado pelos alunos Afonso Ribeiro e Alexandra Lopes, que a todos encantou, que se iniciaram os trabalhos, tomando então a palavra a Presidente do Conselho Geral, Dra. Conceição Pereira, aludindo à constituição do Conselho Geral, e ao exercício das suas competências para eleger, por unanimidade dos presentes, para o exercício do cargo de Diretor deste Agrupamento, no quadriénio de 2018 a 2022, o Dr. Jones Silva, depois de uma análise atenta e aprofundada do seu Projeto de Intervenção. O Conselho Geral reconheceu as suas capacidades de liderança, o seu espírito empreendedor e de inovação, o seu humanismo, a sua capacidade de trabalho, o seu empenho e a sua dedicação a este Agrupamento. Mais acrescentou que, no projeto apresentado, Jones Silva, demonstrou claramente possuir um conhecimento aprofundado sobre a Escola, desenhando novas linhas orientadoras e de ação, no sentido da construção de uma escola atual, que se preocupa com o futuro e não esquece o presente, que se procura que seja cada vez mais feliz e de realização pessoal. A terminar felicitou o Diretor e exprimiu em nome do Conselho Geral, votos de grandes sucessos neste novo mandato, felicitações e votos em que foram reforçados nas intervenções de outros elementos do Conselho Geral, nomeadamente, docentes, alunos, que deixaram alguns desafios também ao reeleito Diretor. Também o Sr. Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha, disse estar o município empenhado em colaborar com o Agrupamento, dando também força ao Diretor, lembrando que o Agrupamento ao longo destes anos tem obtido bons resultados académicos, que se devem também à sua boa organização, sendo uma caraterística a reter principalmente para os pais que pretendem uma escola de qualidade para os seus filhos.
A Presidente deu por último a palavra ao Diretor que, cumprimentando os presentes, aproveitou para agradecer a confiança demonstrada pelos Conselheiros no seu projeto de intervenção para este Agrupamento, destacando que o trabalho até agora realizado e que tem deixado a comunidade educativa contente com o clima criado e os resultados alcançados, se deve ao abraçar do projeto educativo por todos os atores e à colaboração dos parceiros, a todos agradecendo. Este agradecimento foi reforçado de forma particular aos elementos da sua equipa, antecipando a informação de que seria mantida a sua continuidade. Passou depois a fazer um resumo do seu projeto de Intervenção, traçando as linhas de ação gerais e pontos de intervenção prioritários. Apontou um novo paradigma para a Missão do Agrupamento, “Escola para um amanhã diferente”, construído com base na melhoria contínua e sistemática, na reflexão crítica, no trabalho cooperativo, na criatividade e na inovação pedagógica. Destacou ainda, as principais áreas que considera ser necessário apostar no futuro, nomeadamente a construção multidisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento de competências a partir da metodologia de projeto. Sublinhou a necessidade de mudança de paradigma, no que se refere às metodologias de ensino e à avaliação dos alunos, na medida em que devem ser valorizadas outras formas de trabalho e de avaliação das componentes de formação dos alunos.
Terminou a sua intervenção de uma forma simbólica, distribuindo a todos os presentes um foco de luz representativo do caminho que o Agrupamento vai iniciar e para o qual será imprescindível o apoio e colaboração e o acreditar de todos na construção da “Escola para um amanhã diferente”.
Após a intervenção do Diretor a Presidente do Conselho Geral, Conceição Pereira, conferiu posse ao Diretor, Jones Maciel Santos Silva, procedendo-se à assinatura do termo de tomada de posse do mesmo, seguido da apresentação de um poema coletivo da turma 2Gond, intitulado “O Diretor”, dito com grande expressividade pela aluna Francisca Silva.
A finalizar, a Presidente do Conselho Geral, Conceição Pereira, agradeceu a presença de todos e convidou para um brinde, a um novo caminho do Agrupamento e que seja de sucesso.

Pré-aviso de Greve 

Face ao pré aviso de greve de pessoal não docente, para dias 21 e 22 de março, quinta-feira e sexta-feira, alertamos para a possibilidade de encerramento de estabelecimentos de ensino no nosso Agrupamento.

Tertúlia em vídeo! 

A Ícaro TV já editou e disponibilizou o vídeo referente à tertúlia "Que GÉNERO de Escola temos?", que abordou a promoção da iguladade de género nas escolas e que contou com a participação da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dra. Rosa Monteiro.

(por favor clique aqui para ver)

Aconteceu no i-City! 

Foi uma semana em cheio
com os nossos parceiros
(Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra)
Obrigado a todos quanto
colaboraram ou contribuiram
para que isto fosse possível

VÊ ABAIXO RESUMO
DAS ATIVIDADES REALIZADAS
(10 a 16 de março)

Dia 16 de março

Dia de fortes emoções,
corações apertados e
olhos nublados,
trocam-se abraços
e promessas de contactos.
As famílias acolhedoras
levam os parceiros
ao aeroporto e a
saudade já se sente no ar.

Dia 15 de março

Neste dia de encerramento,
concluiu-se a parametrização
da cidade virtual,
promoveram-se trocas
de experiências pedagógicas,
fez-se a avaliação desta
fase do projeto, preparou-se
o sarau cultural, que fechou o
dia e o trabalho em beleza.

Dia 14 de março

Manhã para preparação das
conclusões do trabalho de
urbanismo virtual e questões
para responsáveis autárquicos,
relacionadas com temática do
projeto, que foram respondidas
de tarde na Casa da Juventude
na receção da CMVNF, que
abriu 
peddy paper pela cidade.

Dia 13 de março

Visita turística ao Porto
para analisar os cuidados a ter
na organização urbana,
através de uma visita guiada
evidenciando os traços
do crescimento da cidade,
havendo tempo para uma visita
às caves do Vinho do Porto e
para um pequeno cruzeiro.

Dia 12 de março

O tempo nublado não ajudou
mas o grupo cumpriu.
A manhã foi de muito trabalho
e a tarde foi dedicada
a visitas a empresas
(de apoio social e de
processamento alimentar),
terminando com uma ida
à praia da Póvoa de Varzim.

Dia 11 de março

Foi um dia muito preenchido,
com o acolhimento,
o reconhecimento da escola,
as primeiras 
atividades
da construção 
da
cidade virtual

da visita pedestre a Gondifelos,
no fim foi a festa com um
jantar familiar de receção.

Dia 10 de março

Com grandes tribulações,
mas todos a chegar ao destino.
@s primeir@s a aterrar
foram @s italian@s,
logo seguido d@s turc@s.
De tarde chegaram
@s ingeleses/as e ao
final do dia 
@s romen@s
@s espanhóis/las.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 58 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top