Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

VisitaVacaria jun2018No dia 19 de junho de 2018 , fomos visitar a quinta da dona Vânia e do senhor António. Nós, 1º ciclo da EBI Gondifelos, fomos visitar essa quinta para sabermos mais sobre  a natureza e a vida animal.

 

Ahhh! A isso, a nossa professora até deu à atividade o nome “ AEG e a vida animal“.

Para lá fomos a pé, fizemos um percurso pedestre debaixo de um sol quente, mas ninguém esqueceu o chapéu ou o boné.

Já no interior da quinta, sentados à sombra, a D.Vânia deu-nos algumas informações sobre a vida das vacas leiteiras. Disse-nos que há três fases na vida deste animal: vitelo, novilho e vaca. Só começam a dar leite quando têm o primeiro vitelinho e podem tê-lo com cerca de dois anos de idade. Nesta altura deixam de ser novilhas e passam a chamar-se vacas.  As vacas bebem 50 a 100 litros de água por dia e comem cerca de 50kg de comida que o Sr António prepara com palha, cereais moídos,ração, silagem de erva e silagem de milho.

No total, o senhor António e a dona Vânia têm cerca de 200 animais de gado bovino divididos por idade: vitelos, novilhos, vacas em produção de leite e vacas secas. Estas últimas não produzem leite porque faltam dois meses para terem o seu vitelinho. Os vitelinhos andam nove meses no ventre da mãe e começam a andar de duas a seis horas depois de nascerem. Usam na orelha um brinco com o seu número de identificação. Também usam um colar eletrónico para o Sr António saber a quantidade de leite  que mamaram numa máquina própria.

Vimos a ordenha mecânica que tirava o leite a dezasseis vacas ao mesmo tempo. Era uma ordenha paralela. A ordenha das vacas é feita duas vezes ao dia (de manhã bem cedo e ao fim da tarde). Esse leite vai para um tanque de refrigeração até o camião cisterna da Agros o vir buscar dia sim, dia não. O leite só vai no camião quando está com temperatura abaixo de seis graus e depois de lhe fazerem análises para ver se o leite não tem nenhum produto proíbido.

De seguida tivemos um miminho da D. Vânia que foi um copo de leite bem frequinho, naquele dia de calor...Hum!...Que bom!  Recebemos também um saco com uma surpresa.

Gostamos muito de conhecer esta quinta e de dar comida às vaquinhas. Aprendemos muitas coisas sobre as vacas leiteiras e gostamos de conhecer a nova tecnologia usada na exploração de Leite.

Turma 2G

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 70 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top