Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Direção promoveu mais um ciclo dos “Dias da Direção no Território”, tendo sido sempre acolhida com muita simpatia em cada estabelecimento de ensino visitado e em cada conversa tida com todas as diferentes turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo com que se encontrou.

Os “Dias da Direção no Território”, são uma iniciativa formal de contacto da Direção com os elementos da comunidade educativa, desde os docentes ao pessoal não docente e dos alunos aos respetivos pais, de cada um dos estabelecimentos do Agrupamento, para além da escola sede, tendo as visitas deste ano decorrido às terças-feiras, começando a 23 de janeiro e terminando a 06 de março.
Cedo pela manhã, a Direção começa por acompanhar a chegada dos alunos à escola e as atividades de acolhimento, serviço disponível a partir das 07:30h e de que algumas famílias necessitam face à impossibilidade de trazerem os respetivos filhos apenas a partir das 08:50h. A ultimação dos trabalhos de casa, os jogos de tabuleiro, os puzzles e outras brincadeiras, o desenho livre, a pintura e a visualização de filmes de animação, são algumas das atividades que ocupam os alunos até à hora do início das atividades letivas. Depois, durante a manhã e enquanto as aulas decorrem normalmente, a Direção ocupa-se com assuntos de gestão diária do Agrupamento e com a apreciação dos documentos de planificação e de preparação das atividades de cada uma das turmas do estabelecimento visitado, aproveitando o intervalo para conversar sobre o funcionamento da escola com os respetivos docentes e auxiliares da ação educativa.
Ao meio dia, elementos da equipa diretiva e em particular o Diretor, partilham o almoço com os alunos e avaliam pessoalmente a qualidade das refeições e a atitude dos alunos neste momento de socialização.
Já na parte da tarde, a Direção passa por cada uma das salas e conversa com os alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas e sobre as dificuldades sentidas, havendo espaço também para a discussão de aspetos do funcionamento da escola com estes importantes atores do processo educativo.
Os intervalos são também ótimos momentos para a aproximação da Direção aos alunos, o que é muito valorizado por estes.
O final do dia é reservado à conversa com os pais que queiram partilhar com a Direção algum problema, informação ou sugestão.
Com esta iniciativa, os vários aspetos abordados nas muitas visitas informais, mas momentâneas, podem ser mais aprofundados e a Direção toma melhor conhecimento da realidade contextual de cada escola e acentua a sua política de abertura e de trabalho de proximidade e de articulação com a comunidade educativa.

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 76 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top