Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Direção promoveu mais um ciclo dos “Dias da Direção no Território”, tendo sido sempre acolhida com muita simpatia em cada estabelecimento de ensino visitado e em cada conversa tida com todas as diferentes turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo com que se encontrou.

Os “Dias da Direção no Território”, são uma iniciativa formal de contacto da Direção com os elementos da comunidade educativa, desde os docentes ao pessoal não docente e dos alunos aos respetivos pais, de cada um dos estabelecimentos do Agrupamento, para além da escola sede, tendo as visitas deste ano decorrido às terças-feiras, começando a 23 de janeiro e terminando a 06 de março.
Cedo pela manhã, a Direção começa por acompanhar a chegada dos alunos à escola e as atividades de acolhimento, serviço disponível a partir das 07:30h e de que algumas famílias necessitam face à impossibilidade de trazerem os respetivos filhos apenas a partir das 08:50h. A ultimação dos trabalhos de casa, os jogos de tabuleiro, os puzzles e outras brincadeiras, o desenho livre, a pintura e a visualização de filmes de animação, são algumas das atividades que ocupam os alunos até à hora do início das atividades letivas. Depois, durante a manhã e enquanto as aulas decorrem normalmente, a Direção ocupa-se com assuntos de gestão diária do Agrupamento e com a apreciação dos documentos de planificação e de preparação das atividades de cada uma das turmas do estabelecimento visitado, aproveitando o intervalo para conversar sobre o funcionamento da escola com os respetivos docentes e auxiliares da ação educativa.
Ao meio dia, elementos da equipa diretiva e em particular o Diretor, partilham o almoço com os alunos e avaliam pessoalmente a qualidade das refeições e a atitude dos alunos neste momento de socialização.
Já na parte da tarde, a Direção passa por cada uma das salas e conversa com os alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas e sobre as dificuldades sentidas, havendo espaço também para a discussão de aspetos do funcionamento da escola com estes importantes atores do processo educativo.
Os intervalos são também ótimos momentos para a aproximação da Direção aos alunos, o que é muito valorizado por estes.
O final do dia é reservado à conversa com os pais que queiram partilhar com a Direção algum problema, informação ou sugestão.
Com esta iniciativa, os vários aspetos abordados nas muitas visitas informais, mas momentâneas, podem ser mais aprofundados e a Direção toma melhor conhecimento da realidade contextual de cada escola e acentua a sua política de abertura e de trabalho de proximidade e de articulação com a comunidade educativa.

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 147 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top