Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 27 de fevereiro de 2018, os alunos do 6º ano de escolaridade, acompanhados por algumas das suas professoras, deslocaram-se ao Porto para efetuarem uma visita cultural, no âmbito das disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal

Os alunos entraram pontualmente no autocarro, motivados e com muitas expectativas relativamente à atividade que iriam realizar

Ao chegarem ao Teatro Sá da Bandeira aguardaram, calmamente, as orientações e, de seguida, ocuparam os lugares que lhes foram destinados. A peça teatral “A aventura de Ulisses”, baseada na obra de leitura extensiva feita previamente em sala de aula, da autoria de Maria Alberta Menéres, iniciou-se com a projeção numa tela gigante de alguns deuses que, no Olimpo, controlaram e dificultaram o regresso do herói Ulisses e dos seus companheiros, após a estrondosa vitória sobre os troianos. E foi assim, de aventura em aventura, em diferentes cenários, que os alunos se envolveram através da arte dramática, na história de Ulisses até ao reencontro com a sua família, na sua pátria, a bela ilha de Ítaca. Os atores eram fantásticos e provocaram na assistência momentos de diversão e, simultaneamente, de aprendizagem.
O almoço, partilhado, decorreu num espaço improvisado, no Planetário, devido ao mau tempo. Apesar desse contratempo, os alunos conviveram e desfrutaram dos petiscos que os pais prepararam.
No período da tarde, visitaram o Museu das Descobertas, uma oportunidade para viajarem ao período áureo da expansão portuguesa, iniciado com a conquista da cidade marroquina de Ceuta, em 1415. Os guias, vestidos à época, conduziram os nossos alunos por diferentes salas temáticas, permitindo-lhes revisitar a era quinhentista, na qual os portugueses deram a conhecer novos mundos, diferentes culturas e povos. Esta visita culminou com uma viagem de barco, em que os alunos navegaram com grande entusiasmo e emoção pelos vários continentes explorados pelos marinheiros e descobridores portugueses.
Antes do regresso a Gondifelos, os alunos tiveram ainda a oportunidade de comprar uma recordação na loja do museu, como registo de um dia em cheio, tendo mostrado um enorme agrado e satisfação por tudo o que vivenciaram e aprenderam.
Os seus comentários sobre a visita de estudo foram os seguintes: ”Fantástico!”, “Gostei de tudo, mas principalmente da viagem de barco.”, “Foi um dia inesquecível!” e…”Quando é a próxima visita?”.

Professoras Isabel Gouveia e Conceição Pereira

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 46 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top