Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 6ª Edição do programa de Educação Parental “Mais Família, Mais Criança” do Agrupamento de Escolas de Gondifelos teve início no dia 18 de janeiro e terminou no dia 1 de março, com o habitual jantar de celebração, desta vez envolvendo 47 pessoas.

 

O projeto foi pela primeira vez para o território, ao encontro de pais e mães do primeiro ciclo, tendo sido construído um grupo fantástico, composto por 15 participantes da EB1 de Outiz, maioritariamente na turma de 1º e 2º ano.

As sessões foram dinamizadas pela Educadora Social deste Agrupamento e pela Dra. Carla Branco, Educadora Social da Autarquia, através de dinâmicas ativas e participativas e procurando ir ao encontro das necessidades, dos medos, dos receios e em especial das experiências dos pais e das mães. Houve sempre lugar para diálogo, partilha, debates, histórias, rolle-play, entre outros momentos que trouxeram riqueza ao grupo, quer ao nível do conhecimento de novas estratégias educativas, mas também ao nível do auto conhecimento e da consequente tomada de consciência. O grande motor de arranque deste grupo, foi precisamente a reflexão acerca do que “enquanto pais e mães nos pr(é)ocupa o coração tirando-nos espaço para amar os nossos filhos e sermos felizes em família” e ao longo das sessões fomos tentando encontrar estratégias para evitar e resolver esses problemas. De um modo geral percebemos que o comportamento é sistémico e que mudanças no comportamento da criança não só se dão como também originam mudanças em toda a família. Em suma exercer uma parentalidade positiva exige uma atitude constante de reforço do que é esperado, clareza, limites e regras bem definidos, mas também muito afeto e muito diálogo!
As avaliações das sessões foram sempre bastante positivas e no jantar de celebração, ficou bem explicito que o grupo quer continuar a encontrar-se! Assim, na próxima semana haverá já um workshop sobre Nutrição, dinamizado pela autarquia, e outras atividades incluídas no Projeto Momentos em Família estão já a ser pensadas para o Mês de Maio!
Pais felizes, filhos felizes, escolas com sucesso, é um principio que leva a nossa escola a ser uma escola amiga das famílias.

Participe! 


(conheça o programa clicando na imagem)
Abordando uma temática que é de grande relevância no atual contexto da evolução do sistema educativo, é importante a participação de toda a comunidade educativa para o processo de melhoria do serviço que prestamos.

I-City em Badajoz 

O i-City leva mais 8 alunos
a intercâmbio com escolas
de Espanha, Itália, Turquia,
Roménia e Inglaterra,
entre 12 e 18 de Maio.

Na construção da cidade virtual, vão estudar-se as necessidades e o fornecimento dos recursos necessários e as fontes de energia a explorar.

RESUMO DO DIÁRIO

Dia 12
Viagem de avião até Lisboa onde se encontraram com os outros parceiros para a viagem de autocarro até Badajoz.

Dia 13
Organização, trabalho de grupo e conhecimento da cidade.

Dia 14
A passear (Barcarrota) e a jogar (outdoor e energias renováveis) também se aprende.

Dia 15
Continuando a construção da cidade virtual e explorando os trabalho dos diferentes grupos (entre os quais o do AEG - na foto)

Dia 16
Um pézinho em Portugal: exploração da barragem do Alqueva e respetiva albufeira - Energia Hidroelétrica.

Dia 17
Ouvindo os investigadores das fontes de energia renováveis, na Universidade da Extremadura.

ACOMPANHA CLICANDO AQUI

O AEG participou no concurso "Escola Alerta 2019"

Veja aqui (clique abaixo):

- a memória descritiva;

- o trabalho realizado.

Porque não se vota?! 

O Clube Europeu AEG, convidou uma amostra dos eleitores residentes da comunidade envolvente a responder a um questionário para apurar as taxas da eventual participação nestas eleições

Conheça aqui os resultados.

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 125 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top