Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Equipa da Biblioteca Escolar, em articulação com o Ensino Especial, proporcionou ao fim da tarde da passada 4ª feira do dia 31 de Janeiro, uma ação de sensibilização para a inclusão intitulada: “À conversa … meninos especiais na escola”.

 

Um tema muito envolvente para todos os docentes e técnicos que vivem e convivem no seu dia-a-dia com crianças diferentes e especiais. A dinâmica desta formação foi desenvolvida por duas colegas educadoras de infância com especialização no ensino especial, voluntárias na “Associação Pais-Em-Rede, com trabalhos realizados de intervenção a famílias com filhos especiais, domicílios com trabalhos a crianças com problemas e apoios a diversas instituições. As duas formadoras deslocaram-se de Lisboa até ao norte ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos, numa atitude graciosa e humanitária, com a intenção de partilharem as suas imensas experiências, os seus conhecimentos, as suas vivências e histórias tão curiosas quanto gratificantes, dedicando-se a uma nobre causa: a inclusão. O tema “ meninos especiais na escola” foi abordado e desenvolvido sob uma forma de tertúlia e interação entre todos os presentes onde estavam incluídos todos os ciclos, o Ensino Pré-escolar, o Ensino Especial e os Serviços de Psicologia e Orientação. O grupo foi dinâmico, envolvendo-se na partilha de experiências e vivências, ricas e pertinentes no seu conteúdo. Rica, foi também a passagem de testemunho na partilha de toda a documentação, expondo ainda uma colecção de livros disponíveis para aquisição, com a oferta de um marcador de livros para todos, como registo da sua passagem por este agrupamento. Após convívio e troca de ideias, finalizou-se esta formação com uma curta-metragem de um filme infantil de origem espanhola, intitulado” Cuerdas” que comoveu de uma forma sentida todos os presentes. Para agradecer toda a amabilidade e disponibilidade das formadoras, a Escola, em nome dos seus “ Meninos especiais” teve o prazer de oferecer a cada uma um lindo lenço de seda pintado, assim como uma pequena lembrança da biblioteca comemorativa do concurso de leitura expressiva, lembranças essas que muito as sensibilizaram.

A Biblioteca adquiriu os 12 exemplares da coleção de livros “Meninos Especiais”, que se encontram disponíveis para a implementação das dinâmicas sugeridas pelas formadoras.
A Equipa da BE

Novo Projeto Educativo?! 

Participe na discussão.
Consulte aqui o documento de trabalho.

Envie os seus contributos para projetoeducativo@aegondifelos.pt

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 64 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top