Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

visitabispo2017Depois de visitas efetuadas aos estabelecimentos de ensino do resto do território educativo do Agrupamento, D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, visitou também a EBI de Gondifelos.

O acontecimento decorreu na tarde do dia 10 de novembro, enquadrado na visita pastoral à paróquia de Gondifelos e começou com uma receção feita por toda a comunidade educativa, logo no átrio principal exterior da escola, onde o ramo de flores, a largada de pombos e a dança interpretada pelos alunos, anteciparam a manifestação de honra e alegria transmitida pelas palavras do Diretor sobre este evento.
D. Nuno, sempre acompanhado pelo pároco de Gondifelos / Cavalões e pelos presidentes da Junta da União de Freguesias e respetiva Assembleia, desde logo agradeceu os gestos e a simpatia de todos os presentes, desde os alunos mais novos do pré-escolar até aos mais velhos do 9º ano, passando pelos professores e pessoal não docente e ainda pelas representantes das Associação de Pais.
Ao longo da visita e no encontro com diferentes grupos da comunidade educativa, D. Nuno a todos encantou com a sua boa disposição, abertura e carinho e lembrou que veio como pastor, para ajudar a comunidade e cada pessoa a encontrar caminhos que a conduzam a Jesus, no encontro com o irmão e no respeito pelo mundo que nos rodeia, recordando que a educação tem papel determinante para contribuir para o desenvolvimento de valores universais, que permitem aos homens construir um mundo melhor.
Momento alto foi o encontro conjunto com alunos de uma turma de cada ano de escolaridade, entre o 4º e 9º ano, e que começou com uma estupenda interpretação da música “chuva”, da Mariza, pelo Márcio e pela sua mãe, e que terminou com o Bispo à viola, cantando e convidando os alunos a cantarem com ele. Neste encontro, entre outras coisas, D. Nuno respondeu também a perguntas dos alunos sobre a sua vocação, os seus desafios como Bispo e o seu sentimento nestas visitas às escolas. Desafiando os alunos e as alunas a estarem atentos aos reptos que Deus, ao longo da vida, coloca no seu coração, transmitindo que o homem só é verdadeiramente feliz quando coloca os seus dons ao serviço da humanidade, D. Nuno referiu que se sente muito contente ao encontrar-se com as crianças e jovens na escola, local onde hoje passam a maior parte do seu tempo e onde deve haver uma grande preocupação pelo desenvolvimento dos valores que são determinantes para o bom funcionamento da sociedade.

A visita não terminou sem que houvesse tempo também para um café e para a assinatura do Livro de Honra, onde D. Nuno Almeida registou:

“Agradeço com profunda alegria o acolhimento, encontro e partilha que no âmbito da Visita Pastoral a Gondifelos, aconteceu neste dia e nesta bela escola.

Que Nossa Senhora a todos abençoe e ampare! Que a Comunidade Escolar experimente sempre a alegria e a esperança!

Muito obrigado e Parabéns!

Visita Pastoral, 10.11.2017

Novo Projeto Educativo?! 

Participe na discussão.
Consulte aqui o documento de trabalho.

Envie os seus contributos para projetoeducativo@aegondifelos.pt

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 85 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top