Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi distinguido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o “Selo Famalicão Visão’25”, na sequência de candidatura interposta pela Direção em maio de 2017, à categoria “Famalicão Comunitário”.

A entrega do galardão pelas mãos do Sr. Presidente da Câmara, enquadrou-se na cerimónia de celebração do «Dia do Concelho», que decorreu no parque de lazer “Calça Ferros”, em Pedome, no dia 28 de setembro e o AEG foi uma das 12 entidades selecionadas por um júri independente, distribuídas pelas quatro categorias a concurso: Famalicão Made IN; B-SMART Famalicão; Força V - Famalicão Voluntário; Famalicão Comunitário.
Os selos “Famalicão Visão’25” são instituídos pelo Município de Vila Nova de Famalicão para reconhecimento de ações potenciadoras dos valores que marcam a identidade do território para novos patamares de liderança e excelência, e que se encontram alinhadas com a Visão para 2025 — Seremos uma comunidade tecnoindustrial global, num território verde multifuncional.
O selo identifica e reconhece as boas práticas com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que impulsionem o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e a governança do território e promovam a afirmação territorial do concelho de Vila Nova de Famalicão a nível local, nacional e global.
Na categoria Famalicão Comunitário são reconhecidos os projetos que promovam a corresponsabilização dos cidadãos e que se distingam enquanto projetos coletivos, de cooperação e colaboração entre atores públicos e privados e potenciadores dos valores do futuro territorial ambicionado.
Considerando que a educação é o principal veículo de mobilidade social e que uma comunidade que não reconhece o valor da educação é uma comunidade que será incapaz de se promover, de alavancar as suas potencialidades, de gerar riqueza. Considerando ainda que o território de intervenção do AEG era caraterizado por um tecido social com baixas expetativas face à formação e às suas mais-valias e as faixas etárias frequentadoras da escolaridade obrigatória seguiam esta ideia do contexto familiar, na maioria de baixo índice sócio-económico-cultural, e encontrava-se desmotivada, não investindo nos estudos e, consequentemente, ficando-se por baixos resultados académicos, traduzindo-se em índices de retenção acima da média nacional e tendo em conta que, com base no Projeto Educativo do AEG, foram desenvolvidas um conjunto de iniciativas, que, envolvendo toda a comunidade educativa e envolvente, transformou este cenário e trouxe aos seus alunos e às correspondentes famílias uma nova luz e uma nova esperança para o futuro, a Direção do AEG submeteu a candidatura que deu origem a esta distinção.
Hoje, os alunos e as famílias percebem claramente a importância da educação e os resultados académicos alcançados traduzem a mudança, encontrando-se acima da média nacional na generalidade dos indicadores e situando-se entre as melhores escolas de Famalicão.
Efetivamente, as práticas de trabalho cooperativo do AEG com a comunidade, em particular com os pais/encarregados de educação, são uma referência e os muitos projetos desenvolvidos em parceria com entidades locais de diferente natureza (cultural, social ou económica) permitem o enriquecimento da qualidade do processo formativo dos alunos, a começar, desde logo, no pré-escolar, lançando as bases que dão sustentabilidade aos resultados alcançados e permitem continuar a almejar a VOAR MAIS ALTO.
(Pode consultar o resumo da candidatura clicando aqui)

Alerta de muito frio! 

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 67 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top