Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No passado dia 3 de maio, os alunos de 9º ano visitaram com agrado a Mostra Pedagógica e das Profissões Concelhia no Lago Discount, em Ribeirão, onde o AEG se fez também representar.


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou a forte aposta na divulgação da oferta formativa concelhia e na divulgação de projetos inovados das escolas da rede local, conseguindo ainda a representação de várias empresas locais de reconhecido mérito e com as quais têm vindo a ser estabelecidas parcerias para a articulação de projetos junto das escolas.
Neste enquadramento, também o AEG montou também um stand informativo, referenciando diferentes projetos, desde o pré-escolar ao 9º ano, incluindo vertentes do empreendedorismo (passagem de moda e livros de tecido), das competências linguísticas (famílias leitoras e poupa energia ganha o teu futuro), digitais (robótica e Ícaro TV) e artísticas (clube de teatro), educação especial (dia do autismo), ambiental (horta pedagógica e tratamento de águas residuais) e europeia (School Active Citizens), evidenciando o envolvimento dos encarregados de educação em vários destes projetos.
Os alunos do AEG que visitaram a Mostra frequentam o último ano do 3º Ciclo e têm vindo a explorar as possibilidades de carreira, participando ativamente no programa de intervenção vocacional concelhio “Eu Pertenço ao Meu Futuro”, levado a cabo pela psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação, em articulação com os pais e diretoras de turma. Desta forma, a participação numa atividade deste âmbito, pensada essencialmente para alunos, é de facto uma mais-valia no processo de tomada de decisão destes jovens.
Com a divulgação da oferta formativa para o próximo ano letivo, Escolas Secundárias, Escolas Profissionais e Faculdades, através dos coordenadores de curso e alunos, conseguiram de forma pedagógica e atrativa o esclarecimento de dúvidas e o aconselhamento, de acordo com a sua experiência específica e área de formação. Os alunos seguiram um guião de procura de informação, previamente explorado pela psicóloga do SPO, em articulação com a equipa técnica do Município, o qual serviu de apoio em toda a visita e tornou possível a sistematização e organização da informação. As diretoras de turma e a psicóloga que acompanharam a visita, tiveram oportunidade de atualizar a informação relativa à oferta formativa, bem como à empregabilidade e desta forma melhor apoiar o processo de escolhas dos seus alunos, numa atitude de maior proximidade.
O material recolhido, em suporte de papel e digital, será exposto na Biblioteca Escolar, possibilitando a sua consulta junto de toda a comunidade escolar, contribuindo desta forma para a aproximação a esta temática das profissões por parte de alunos de outros níveis de escolaridade. Durante este mês de maio, serão ainda explorados, em contexto de turma, os materiais recolhidos por cada aluno, de forma a completar o seu guião/caderno e a contribuir para a definição do Plano Individual de Carreira (PIC).
Foi ponto alto desta visita a atuação musical do Externato Delfim Ferreira e a sessão “Orienta-te” da responsabilidade da Juventude de Famalicão, bem como o contacto com ex-alunos de Gondifelos, que generosamente partilharam o seu testemunho relativo ao seu percurso educativo, com frases de incentivo e confiança.
No final da visita foi estimulada a partilha de informação recolhida pelos alunos, junto dos seus familiares com vista a que, também estes colaborem de forma informada no processo de escolhas dos filhos.

Scroll to top