Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entre os dias 5 e 11 de abril as professoras Ermelinda Ribeiro e Judite Costa do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, acompanhadas pela coordenadora dos projetos internacionais da Yupi, Dra. Mariana Marques, rumaram à Polónia.

Com o objetivo de dar continuidade às ações do projeto “School of Active Citizens” e depois do encontro de arranque em janeiro deste ano, em Portugal, foram reunir-se com os outros parceiros, mais propriamente na cidade de Wroclaw, onde tem sede a ONG “Semper Avanti”.
Deste modo, durante cerca de quatro dias, participaram numa formação com o objetivo de trocar experiências, práticas e metodologias sobre os temas “Educação para a Democracia” e “Promoção da participação e cidadania ativa”; desenvolver uma abordagem ao tema que seja mais participativa, respeitosa e inclusiva e criar práticas de verdadeira conexão entre as entidades participantes, para que este projeto tenha resultados verdadeiramente significativos e sobretudo transformadores de mentalidades e ações.
Foram realizadas várias atividades, sempre com métodos criativos e reflexivos, a fim de serem apresentados os projetos mais significativos dos parceiros dos vários países, bem como reflexões acerca das potencialidades e melhorias a introduzir a fim de os tornar uma ponte eficaz entre a educação formal e não formal e de os levar a promover cada vez mais a formação de jovens mais ativos e democraticamente participantes, numa primeira linha, na vida escolar e mais tarde na sua vida de cidadãos responsáveis e comprometidos.
Houve ainda oportunidade para a visita à escola parceira da Polónia, onde se realizaram workshops de língua, gastronomia e danças tradicionais dos países visitantes, atividades de muito agrado dos alunos. Na estreita cooperação estabelecida entre todos os participantes desta formação foram ainda trocadas informações acerca dos sistemas de ensino dos vários países assim como a organização dos mesmos.
Finalmente, foram agendadas as próximas ações do projeto que passarão por um intercâmbio com alunos, já no próximo mês de Junho, na Roménia.
Foi um período de intensa troca de experiências educativas mas também culturais, tendo sido facilitadas visitas guiadas à cidade, assim como experiências gastronómicas variadas que também vêm comprovar que a multiplicidade é riqueza e que todos temos a ganhar com a promoção da pluralidade, tolerância e valores democráticos.
Recorde-se que este projeto, financiado pelo Erasmus+, terá a duração de 3 anos e tem como parceiros mais três países - Roménia, Eslováquia e Polónia - cada um representado por uma escola e uma organização não-governamental.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 85 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top