Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

orcamentoparticipativoLançado pelo Ministério de Educação, está a decorrer a nível nacional o programa “Orçamento Participativo Escolar”, que estimula os e as estudantes de 3º ciclo e secundário a refletir sobre a sua escola e propor soluções para a aplicação de um orçamento de 1€/aluno (mínimo 500€) num projeto idealizado, votado e implementado pelos próprios.

Em Gondifelos, a metodologia implementada foi exclusivamente desenhada para o Agrupamento em parceria com a associação YUPI – Youth Union of People with Initiative, no âmbito do projeto “School of Active Citizens” apoiado pelo Programa Erasmus + Educação em Formação.
Após as sessões de “Vitaminas para o Orçamento Participativo” nas turmas da escola, nas quais se estimulou a capacidade criativa e a reflexão sobre as necessidades dos alunos, houve uma dinamização constante do espaço de entrada com uma “lavandaria de ideias”. Este espaço, visitado todos os dias pelos alunos e alunas, informou de forma criativa e estimulou o processo de participação. Dado o grande número de propostas, foi necessário negociar e fundir algumas ideias pela sua semelhança, processo esse também de aprendizagem acompanhada, concluindo-se pela submissão de nove propostas a concurso.
No dia 24 de março o processo eleitoral decorreu com muita afluência, incluindo dos alunos do 1º ciclo que nesta escola participativa também puderam votar, tendo sido escolhido o projeto «AEG é TOP!», que visa a melhoria dos espaços exteriores desportivos, criação de uma esplanada no átrio principal e de um parque no recreio do 1º ciclo. Esta proposta será concretizada também com o apoio da Câmara Municipal que acresce o apoio de 500 euros ao valor atribuído pelo Ministério da Educação.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os manuais definidos
pela plataforma como
reutilizados
serão disponibilizados
pela escola
no início do ano letivo

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Solidariedade traz prémio! 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 54 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top