Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Simulacro2016 3... três toques de campainha consecutivos e todos os elementos da comunidade educativa da EBI de Gondifelos reagiram em conformidade. Eram 11:20h, do dia 11 de outubro, quando suou o toque de evacuação de emergência e escassos três minutos depois todos estavam reunidos no ponto de encontro 


Esta é uma das regras definidas no Plano de Evacuação de Emergência e que havia sido, mais uma vez, recordado pelos diretores de turma e docentes do 1º ciclo às respetivas turmas, no início do ano. Foi verificada a presença de todos, constatando-se-se que a atenção do pessoal não docente foi atenta e eficaz e os alunos que propositadamente se esconderam em diferentes espaços da escola foram encontrados atempadamente e acompanhados ao ponto de encontro. Foi também importante o apoio e acompanhamento realizado por um grupo de alunos, que ajudou a identificar os pontos fortes do exercício e algumas aspetos a melhorar em próximas situações.
Enquanto se aguardava a chegada dos meios de socorro, automaticamente alertados da ocorrência, o Diretor deu os parabéns a todos pela atitude manifestada, dada a serenidade e eficência com que se procedeu à evacuação. Explicou que se tratava de um simulâcro, que teve origem na ativação do alarme de incêndio, através do pressionamento da botoneira da área do bar do polivalente, pela respetiva funcionária e que se inclui nos procedimentos do Plano de Emergência da Escola, que se encontra devidamente certificado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil. Explicou ainda que com os simulâcros se pretendem criar automatismos nas reações dos elementos da comunidade escolar de forma a que um real incidente não seja agravado por incapacidade da escola responder rápida e adequadamente ao perigo identificado. Destacou que estas atividades pretendem também sensibilizar para a necessidade de se estar atento à sinalética de emergência dos edifícios públicos, pois um incidente pode ocorrer em qualquer local e todos devemos estar preparados para atuar adequadamente.
O Diretor referiu ainda que no dia 13 de outubro, pelas 10:13h, o Agrupamento ia aderir ao Exercício Público Nacional de Preparação para o Risco Sísmico - A TERRA TREME – 2016, enquadrado na celebração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas. Destacou que o exercício seria aplicado no local em que cada um se encontrasse, solicitando-se aos professores que nesse momento estivessem com os alunos o favor de transmitir as devidas orientações e que consistem apenas na prática dos três gestos básicos de proteção em caso de sismo e que de imediato, todos ensairam em conjunto:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Entretanto, a chegada dos bombeiros levou a que o Diretor desse indicação a todos os presentes para se deslocarem para a zona que deu origem ao simulâcro, onde puderam acompanhar as diversas manobras realizadas, incluindo a extração de dois alunos que supostamente estariam presos no interior e com dificuldades respitatórias, devido ao fumo inalado.
Terminado o exercício, depois de devidamente verificado que o incêndio estava extinto e que os alunos haviam recuperado, todos agradeceram aos bombeiros a sua colaboração, com uma grande salva de palmas.

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 138 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top