Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito do projeto de empreendedorismo desenvolvido, os alunos do 5º 1 participaram na Feira de Empreendedorismo Júnior, em Mondim de Basto.

Durante as aulas de E.M.R.C e de Formação Cívica, nós, os alunos do 5º 1 do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, desenvolvemos, ao longo de algumas semanas, o projeto: “Educação em Empreendedorismo”. O projeto foi desenvolvido com toda a turma, sob coordenação do professor José Ribeiro e com a colaboração da diretora de turma Anabela Viana, que nas suas aulas trabalhou com os alunos a parte de corte, colagem e montagem de certas partes do jogo criado pela turma e que foi a base do trabalho desenvolvido.
Na parte da recolha de informação para perguntas colaboraram os professores: Rosa Silva, Judite Costa e Abílio Castelo Branco.
O professor pôs-nos ao corrente do fio condutor que devíamos seguir: partir duma ideia, planear e definir tanto as ações como os potenciais riscos, isto é, elaborar o projeto, analisar a situação, implementar o projeto e conclui-lo.
Essa ideia para o nosso projeto surgiu após uma pesquisa em que verificamos que em Famalicão não existia nada do género do que pretendíamos produzir, queríamos fazer a divulgação do nosso concelho, mas de uma forma mais apelativa, lúdica, original. Como tal, elaborámos o projeto com: Título e identificação, Problema, Fundamentação, Objetivos, Estratégias e metodologias, Atividades, Participantes (pessoas, grupos, organizações), Recursos materiais e financeiros, Estrutura organizacional (coordenação, gestão), Calendarização, Avaliação (momentos, formas), Divulgação e Anexos. Passámos também pelos passos que qualquer empreendedor passa ao concretizar a sua ideia, fizemos um sumário dos objetivos e perigos que tal projeto poderia acarretar, escolhemos o produto, descrevemo-lo e concebemo-lo, definimos o mercado a quem se destina o produto, investimos, fizemos uma análise económica, procurámos um financiamento e alimentámos sempre a nossa motivação, o nosso sonho, sem nos deixarmos vencer pelos obstáculos que foram surgindo.
Assim, todos os alunos da turma decidiram construir um jogo, com o objetivo de dar a conhecer Famalicão. O Famalipoli Quiz é um jogo que nos conduz à descoberta de V. N. Famalicão, onde o jogador é convidado, por um lado a conhecer Famalicão e a sua cultura e por outro é um divertimento para todas as pessoas que querem conhecer Famalicão.
Apesar de ser um jogo mais dirigido para a faixa etária da chamada adolescência, pode-se jogar em qualquer idade. Trata-se de um jogo de tabuleiro com a temática das várias características da região de Famalicão. Baseado no já conhecido jogo da Glória, o jogador terá de percorrer um caminho pelos lugares emblemáticos de Famalicão, parando conforme o número que sai no dado e respondendo acertadamente a questões acerca da região. Através de metodologias inovadoras, assentes no conceito “learning by doing”, com uma abordagem diferente do ensino tradicional e adaptada ao perfil das novas gerações e em constante adaptação e atualização, quem adquirir o jogo, adquire lazer, entretenimento, mas também, saber, cultura.
Depois do jogo concluído pensámos também nas embalagens, nas etiquetas, nos convites e cartazes para a divulgação do nosso produto.
A nossa ideia para este projeto de empreendedorismo (é lucrar), vendendo o jogo a editoras, Câmara Municipal, livrarias, bibliotecas, escolas, pessoas e outros locais turísticos.
Este jogo pode também estar disponível em zonas turísticas, bibliotecas ou escolas onde as pessoas através do jogo possam conhecer melhor Famalicão. É também um bom presente para oferecer a pessoas e entidades que visitam V. N. Famalicão.
Na construção do jogo tentamos utilizar materiais recicláveis e sobras de outros materiais de outras atividades, diminuindo o custo que envolve a construção do jogo. Diminuindo os custos com a produção do jogo poderemos obter maior lucro com a sua venda. Pretendemos também uma inovação não necessariamente tecnológica, mas sim inovar utilizando um jogo tradicional, reavivando os jogos infantis de há algum tempo, mas adicionando conceitos diferentes.
No dia 4 de junho, 11 alunos da turma, acompanhados pelos professores José Ribeiro e Rosa Silva deslocaram-se a Mondim de Basto, para participar na Feira de Empreendedorismo Júnior, no Parque Urbano Municipal, para mostrar o nosso produto final. O transporte de autocarro foi oferecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Na Feira de Empreendedorismo Júnior as várias pessoas que visitaram a nossa barraca, tiveram a oportunidade de experimentar o jogo, quer na versão tabuleiro, quer na versão digital, e muitas assinaram o livro de visitas e deram os parabéns por todo o trabalho desenvolvido. Também tivemos oportunidade de conhecer os produtos de outras escolas e achamos que foi um momento de grande partilha e que nos alargou os horizontes.
Apesar de não termos conseguido alcançar os 3 primeiros lugares, foi uma experiência enriquecedora e que ficará certamente na memória de todos, os que nela participaram.
Foi atribuída, ao nosso Agrupamento, pela Rede de Empreendedorismo do Ave IN.AVE, a placa de Escola Empreendedora do ano letivo 2015/2016.
Os objetivos propostos para esta atividade foram atingidos e este projeto contribuiu para a formação integral dos alunos, como previsto no Projeto Educativo do nosso Agrupamento.

Alunos do 5º 1
Prof. José Ribeiro

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 48 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top