Nos dias 18, 19 e 20 de maio, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos recuou aos primórdios da História. O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e o Grupo de Artes Visuais uniram-se numa atividade conjunta, criando uma instalação/site-specific sobre o período da Pré-História.
No exterior foram contruídos dois acampamentos, um do Paleolítico e outro do Neolítico. Além das habitações, procurou-se representar as atividades económicas, o modo de vida, as vivências religiosas e as manifestações artísticas, para um lugar específico da Escola.
Os alunos, dos diversos níveis de ensino, vestidos à época, deram vida à instalação, mostrando os modos de vida e as relações comunicacionais das Sociedades do Paleolítico e das Primeiras Sociedades Produtoras. O entusiasmo e a dedicação demonstrados pelos alunos foi muito louvado por todos aqueles que visitaram a exposição.
Durante os três dias, a instalação contou com a visita de algumas pessoas externas à escola, incluindo do Sr. secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. João Costa, e das diferentes turmas, desde os Jardins de Infância até ao 9º ano de escolaridade.
No último dia, os alunos puderam participar num workshop que lhes permitiu aprender a confecionar pão de bolota, atividade promovida pela arqueóloga da Câmara Municipal de V. N. Famalicão, Dr.ª Felisbela Leite, que, no final da tarde, fez ainda uma pequena apresentação à comunidade escolar sobre o Castro de Penices. Após a palestra, os presentes visitaram a instalação, degustaram pão de bolota e saborearam uma favada.
Este evento apenas foi exequível devido à colaboração dos alunos e suas famílias, dos assistentes operacionais, de pessoas da comunidade que se disponibilizaram em ajudar, sem hesitação, do Gabinete de Arqueologia e do apoio incondicional da Direção da escola.
Além de proporcionar a consolidação dos conteúdos programáticos e de motivar para a aprendizagem, esta iniciativa procurou promover a interdisciplinaridade, o reforço das relações interpessoais entre alunos/professores e escola/comunidade e ainda sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do património histórico-cultural local.