O Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) realizou a 6ª edição do seu “Fórum de Reflexão e Partilha de Boas Práticas”, desta feita com o título “Voar Mais Alto – Avaliação Interna”.
Com principal participação de docentes, mas onde os pais marcaram também presença significativa e os restantes elementos da comunidade educativa estiveram também representados, contou-se ainda com a presença de muitos representantes de outros Agrupamentos do concelho, nomeadamente dos Conselhos Gerais, das Direções e das Equipas de Avaliação Interna / Autoavaliação.
Integrando o programa das atividades comemorativas do 15º aniversário do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e 25º aniversário da EBI de Gondifelos, este ano contou ainda com a especial participação do Sr. Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. João Costa, que conjuntamente com o Sr. Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha e o Diretor do Agrupamento, Dr. Jones Maciel, abriu a sessão de trabalho, que ocupou a tarde do dia 18 de maio. Nestas intervenções destacou-se a importância da preocupação com a melhoria constante da qualidade do serviço das escolas em prol dos seus alunos, utrapassando as dificuldades contextuais em que se inserem, em articulação com os parceiros locais e institucionais, promovendo uma verdadeira formação integral que conduza à preparação dos alunos com vista a um sucesso educativo que reduza a segregação social resultante dos ainda elevados indíces de retenção que caraterizam o nosso país.
O Fórum foi constituído por dois painéis de comunicações com duas comunicadoras especialistas no primeiro painel (Mestre Joana Sousa do IE da UM e Mestre Carla Figueiredo da FPCE da UP) e partilha de experiências do AEG, a título de exemplo de boas práticas, no segundo (Coordenadora da Equipa de Avaliação Interna, Dra. Conceição Pereira, do Departamento de Expressões, Dra. Cristina Ferreira e da do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Dra. Isabel Gouveia).
As especialistas trouxeram esclarecimento sobre o enquadramento dos conceitos e das práticas associados à avaliação externa e à avaliação interna e à auto-avaliação, destacando a importância da escola estabelecer as suas prioridades e metodologias de trabalho, envolvendo a comunidade no olhar crítico e reflexivo sobre a sua organização, trabalho e resultados. Apontaram ainda constrangimentos identificados durante estudos e trabalhos realizados sobre o assunto, em parceria com diferentes escolas / agrupamentos, bem como diferentes soluções que foram sendo encontradas em cada contexto.
As comunicadoras do Agrupamento enquadraram o trabalho de auto-avaliação nos objetivos do Projeto Educativo e do Contrato de Autonomia, fizeram o sumário do trabalho realizado nos últimos anos e deram nota do plano de melhoria em que o Agrupamento está a trabalhar de forma particular, em conformidade com o referente estabelecido no Relatório de Avaliação Interna de 2014-15. Apresentaram ainda exemplos de monitorização de dois dos projetos em desenvolvimento (“Os Pais vêm à escola” e “Viagens no tempo e no espaço”) e enquadrados no Plano de Melhoria, estabelecendo para cada um a área de melhoria em aprofundamento, os objetivos em análise, os instrumentos de acompanhamento e avaliação definidos e a calendarização estabelecida para o efeito.
O tempo para debate que concluiu o trabalho de cada painel, permitiu aprofundar e esclarecer as interessantes comunicações, envolvendo, como se pretendia, os próprios participantes, na reflexão sobre a matéria.
Os momentos de socialização incluídos no programa, foram também do agrado de todos, confirmando outra das caraterísticas do bom trabalho do Agrupamento.
O Fórum integrou ainda o projeto "Momentos em Família", conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano e que pretendem contribuir para um maior envolvimento das famílias na dinâmica do Agrupamento, conferindo a cada encarregado de educação uma senha, por cada presença nestas atividades, para o sorteio de um voucher para frequência de ginásio ou piscina, para duas pessoas, durante um ano (um patrocínio "Eugénios, Health & SPA Club").
A Direção agradece a todos os que se disponibilizaram para preparar, organizar e concretizar este evento, os pertencentes à comunidade educativa ou envolvente e também aos que acederão ao convite para enriquecer a reflexão e o debate, bem como a todos os que quiseram estar presentes e que assim se tornaram em valor acrescentado da respetiva comunidade.