Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Celebrando o 42º Aniversário do 25 de Abril, nas portas de quase todas as salas da EBI de Gondifelos foram afixados exemplos de proibições que vigoraram durante o Estado Novo (ver aqui).

Todos percorrem as salas à procura dos “proibidos”. Os alunos e os adultos que não viveram este período, ficam espantados e indignados ao imaginarem como deve ter sido difícil viver, durante tantas décadas, num país tão opressivo e conservador. Os mais velhos, esses, recordam, sem saudade, um tempo que não querem reviver

A Biblioteca da Escola, por sua vez, abraçou os desenhos e os poemas escritos pelos alunos do 2º ciclo sob proposta dos professores. Também, na Biblioteca, os alunos encontram um questionário, que lhes permite constatar os seus conhecimentos sobre a Revolução dos Cravos e candidatar-se, assim, a uma recompensa.
Com estas simples iniciativas, pequenos e graúdos, tornam-se mais conscientes de um passado, demasiado próximo, e certamente mais críticos contra eventuais ataques aos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, à qual aderimos a 9 de março de 1978, e à nossa Constituição, documento fundador da democracia portuguesa, que entrou em vigor precisamente dois anos após a Revolução do 25 de abril de 1974. Conquistas como o pluralismo partidário, a mesma dignidade social, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a eleição direta, mediante sufrágio universal, da Assembleia Legislativa e do Presidente da República, a independência dos tribunais, entre outras disposições, que resultaram de um compromisso, nem sempre fácil e coerente, não podem de modo algum ser esquecidas. Apesar de todas as críticas e alterações de que foi alvo, a Constituição mantém-se ainda em vigor, e todos, a começar pelos mais novos, deveríamos conhecê-la para a melhor defender. Nesse sentido, a escola, através dos seus docentes e de iniciativas diversas, desempenha um papel crucial na veiculação destes documentos e valores que são estruturais da nossa sociedade.

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível 
LARANJA
de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 100 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top