Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

De forma a assinalar o dia nacional do estudante, o "Boletim da Educação", da Câmara Municipal de Famalicão, onde semanalmente o AEG publica um artigo, solicitou a colaboração dos alunos para escreverem um texto intitulado "Se eu fosse Ministro da Educação".

 

No AEG foi convidado de forma particular o Presidente do Clube do Aluno / Associação de Estudante da EBI de Gondifelos, Carlos Morais, para, num texto com cerca de 1500 carateres, dar a sua opinião sobre o assunto e que registou da forma que de seguida se transcreve..

"Se eu ocupasse o cargo de Ministro da Educação com certeza que a escola sofreria várias alterações na sua dinâmica.

Uma das coisas que eu mudaria era reduzir a carga horária, pois a elevada carga horária atual é um fator que leva a que em casa os alunos tenham pouco tempo para estudar, além de que muitas vezes no final do dia o rendimento dos alunos já é baixíssimo.
Outra alteração que eu tentaria introduzir era que as férias deveriam ser mais repartidas, ou seja, as férias de verão deveriam ser mais curtas para poder haver férias mais vezes ao longo do ano, pois assim ajudaria a que os alunos pudessem periodicamente ter algum tempo para descansar e para se “recomporem”, porque depois de um longo período de aulas quase sem descanso o rendimento já não é o mesmo e os alunos ficam sobre maior stress e já, de certa forma, exaustos de tanto tempo sempre com a mesma rotina.
Acho que os intervalos poderiam ser alargados pois muitas vezes saímos tarde de uma aula e já não temos intervalo e o intervalo é muito importante para de certa forma conseguirmos estar a dar o nosso máximo na aula a seguir. Um pormenor de cinco minutos pode fazer a diferença na minha opinião. Em alternativa o tempo dos blocos também poderia ser mudado pois na minha opinião em aulas de noventa minutos é difícil estar completamente concentrado até ao final da aula.
Acho que os professores deveriam dar mais fichas de avaliação, por exemplo uma por tema, pois é a melhor maneira de nos motivar a estudar regularmente, mas sem matéria acumulada.
Estas são algumas alterações, que eu gostaria de fazer, para promover e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Acho que, bem geridas, todas podem ser aplicadas."

Carlos Morais

 

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 50 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top