Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Charles Spencer Chaplin é inquestionavelmente um dos maiores ícones do Cinema Mudo mundial e foi a escolha do Projeto "Educar com Cinema" para Janeiro.

Charlie Chaplin além de ator, diretor, roteirista, compositor figurinista, foi ainda produtor e financiador dos seus próprios filmes. Criou um personagem que o levou a ser reconhecido em todo o mundo: o vagabundo, um simpático homenzinho, sem condições financeiras, porém de grande dignidade de cavalheiro, trajando grandes sapatos, calça folgada e casaco apertado, um chapéu-coco, bigode e uma bengala de bambu. Com esse personagem, Chaplin ganhou notoriedade em todas as salas do cinema e a sua silhueta ainda é reconhecida nos dias de hoje, chegando ao público de todas as idades, entrando em cada um, como tivemos oportunidade de ver e viver no dia 15 de janeiro, pelas 21 horas, no auditório da EB1 de Gondifelos, onde desde os mais pequenos até aos crescidos, uma plateia repleta e bem-disposta, se encantou com a curta-metragem “O Garoto" , que conta a história de um bebé que acaba ficando aos cuidados de um vagabundo.

Esta atividade, “Educar com Cinema”, é mais uma aposta do nosso Agrupamento e com este filme assistimos à 2ª sessão, estando na forja muitas mais, para as quais continuamos a contar com a colaboração do Cineclube de Joane, mais concretamente com o Diretor do Cineclube e com a participação de um convidado especial diferente em cada sessão, pertencente à comunidade local ou outra personalidade a contactar. Desta feita, coube ao Sr. Jorge Barbosa, Presidente da Associação Mais Vida, pronunciar-se sobre a curta-metragem “ O Garoto”, despertando o auditório para os valores presentes e ausentes na relação entre pai e filho, amor paternal e filial, entrosando-se na temática para a qual tinha sido lançado o repto “A Família”, abordando-se a estrutura e problemáticas familiares dos tempos de Charlie Chaplin e alargando-se aos tempos de hoje.
Filme acabado, num ambiente de amena cavaqueira, com o chá, café e bolinho caseiro, ninguém ficou indiferente, e o diálogo fluiu de forma fulgurante e com muito sentimento à mistura, fazendo jus ao registo da Estrela de Charlie Chaplin na Calçada da Fama, localizado na 6751 da Hollywood Boulevard.

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 194 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top