Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 26 de novembro pelas 18:30hs, teve início na Sala Mais o Projeto “Momentos em Família”, com a Tertúlia“ Como ajudar o/a meu/minha filho/a a ter sucesso?”


Esta atividade integra-se no projeto de Promoção de Competências de Estudo promovido pela Educadora Social do AEG, desenvolvido com as turmas do 5º ano de escolaridade, no sentido de apoiar os alunos e os pais a desenvolverem competências favoráveis ao sucesso, tanto a nível escolar, como pessoal, social e familiar.
Esta sessão foi organizada pela Dra. Diana Silva, a Profª. Ermelinda Ribeiro, a Profª. Judite Ribeiro, em parceria com o SPO, e contou também com a presença do Prof. Joaquim Paiva, diretor da turma 5º2, estiveram presentes 33 pais, mães e/ou encarregados de educação com os respetivos filhos.
Ao longo da sessão foram propostos alguns desafios aos participantes, através de dinâmica de grupo, que possibilitaram a troca e partilha de experiências, de dificuldades, e de necessidades em relação ao papel de pais com filhos em idade escolar. As principais questões colocaram-se ao nível da gestão de conflitos entre pais e filhos, muitas vezes associadas à realização dos trabalhos de casa. Foi então muito importante reforçar o papel da Sala Mais, não só como um complemento de apoio ao aluno, mas também à família. O apoio especializado e individualizado por parte dos professores permite que o aluno tenha um espaço para a realização dos trabalhos de casa, permitindo mais tempo para o lazer em família.
Houve ainda um momento de reflexão sobre os diversos fatores de sucesso. Ficou bem claro que a base de todo o sucesso é ter uma família que “prepara e protege”, prepara para a vida em sociedade, mostra e faz cumprir as regras; e protege sendo o porto seguro da criança, dando-lhe amor e afeto.
O momento alto da atividade foi a entrega do autocolante azul aos pais, para colarem no passaporte dos filhos (estratégias utilizada no programa de competências de estudo com os alunos)
Foi ainda lançado o “desafio para casa” (D.P.C.), oferecendo a cada participante um calendário mensal, e recomendando que fosse preenchido em família e colocado em local de destaque.
No final da sessão foi aplicado aos participantes um inquérito de avaliação. Dos 28 inquéritos preenchidos, 26 avaliam a sessão e a dinâmica com a pontuação máxima (boa) e as restantes 2 avaliam com suficiente. Também em relação aos objetivos, foram avaliados por todos com a pontuação máxima, tornando-se evidente que foi uma sessão bastante positiva e que foi ao encontro das expectativas do programa e dos participantes.
Ainda no mesmo inquérito os participantes podiam deixar a sua opinião, onde referiram que: “Muito bom esclarecimento sore os filhos e a escola”; “Adorei!!! Parabéns! Mas como mãe preciso de ajuda para ajudar o meu filho a ser feliz!”; “Clarificou pontos importantes”; “Gostei muito porque vai ajudar-me a compreender melhor o meu filho”; “Muito bom, sempre a aprender”.

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 175 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top