Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

natal2015No passado dia treze de dezembro, Domingo, no âmbito das comemorações do 25º aniversário da escola e 15º aniversário do agrupamento, a escola abriu as suas portas à comunidade educativa para inaugurar o presépio de natal com uma festa memorável.

Com pais a ajudar, a azáfama começou pelas 9.00h da manhã com a preparação do espaço e a sua decoração, montagem do som e das bancas onde os representantes dos encarregados de educação procederam à venda de artigos por eles elaborados, a favor da viagem conjunta a realizar no âmbito das comemorações.
Foram realizados ensaios das danças e da música com o “nervoso miudinho” à mistura.
Às onze horas deu-se início à abertura do evento com o discurso do Exmo. Sr. Diretor, Jones Maciel, dando as boas vindas aos presentes e levantando a ponta do véu sobre o que iria acontecer.
Os simpáticos apresentadores, Mariana Oliveira e Gonçalo Carvalho do 7º 3, foram ao longo da festa introduzindo os vários momentos da música e dança, ao mesmo tempo que a representante dos Enc.de Educação do 7º 3, contava a história da origem de Gondifelos e da nossa escola até à atualidade, ao som de música celta, remetendo-nos para a época do nascimento de Gondifelos.
A música, tocada pelos alunos do Clube de Música e de 6º ano, foram acompanhados em violino pela professora, Goreti Martins.
Esta evolução histórica foi bem representada não só no presépio construído pela professora Anabela Viana com a colaboração dos Encarregados de Educação, mas também na representação artística das danças e músicas que retrataram as várias épocas: dança tradicional de origem Celta, legado deixado por estes povos quando por cá passaram, realizada pelos alunos do Clube de Dança, ensaiados pela educadora social, Diana Silva 

Ao longo dos tempos a dança foi adquirindo um aspeto social tornando-se mais complexa e era muito apreciada pela nobreza, dando origem às danças da corte. Esta dança foi representada pelos nossos assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação, tendo sido coreografada pela professora Isabel Nicolau, convidada a dar o seu contributo a esta festa.
Esta dança, tal como a história nos ensina, é antecedida pela atuação dos jograis com objetivo de alegrar as festas, tendo a aluna Sabrina Padrão, desempenhado na perfeição este papel.
Como é de todos sabido, Gondifelos era uma comunidade muito rica com uma cultura popular muito própria e perfeitamente enquadrada no meio rural que a viu nascer, é uma terra essencialmente agrícola e a sua riqueza cultural fazia-se notar, principalmente, pelas suas cantadeiras que se faziam ouvir nos seus famosos ternos (a três vozes) e nos seus belos trajes, nomeadamente o característico chapéu de pano, único em todo o país. Esta herança etnográfica e cultural, foi representada pelo Rancho Folclórico de Gondifelos que nos presenteou com uma dança tradicional Portuguesa, típica da nossa terra: o “Vira” de Gondifelos, e os alunos do 2.º ano da professora Dores Lemos desfilaram, apresentando trajes e objetos agrícolas e os famosos cabos de cebolas, ao som da música tradicional tocada em concertina pela aluna Inês Matos do 7.º1.
Ainda relativamente à riqueza cultural de Gondifelos, o Grupo de Cavaquinhos do Centro de Lazer dos Bombeiros Voluntários de Viatodos ofereceu-nos um momento musical, que fez as delícias dos presentes.
E do passado se fez presente…
Para responder às necessidades da população de Gondifelos, a escola foi ao longo destes 25 anos evoluindo e estendendo a sua área de influência pelas freguesias de Outiz, Cavalões e Gondifelos.
A dinâmica atual do Agrupamento com o seu lema "Voar Mais Alto" proporciona a toda a comunidade educativa a oportunidade de participação ativa no seu projeto educativo, sendo esta iniciativa um bom exemplo do caminho que se pretende percorrer, no sentido da melhoria contínua da qualidade dos serviços e das relações entre o Agrupamento e os seus pares, valorizando sempre o papel de cada interveniente.
Nesse sentido, as alunas do Clube de Dança e do 7º3 apresentaram-nos uma dança atual, designada por HIP-POP, e os Encarregados de Educação do 7.º3 terminaram este resumo histórico, dançando uma valsa vienense desejando um Feliz Natal a todos.
Esta actividade culminou com a representação de uma peça de teatro alusiva ao natal – Presépio Vivo, apresentada pelo Clube de Teatro, trabalhada pelo prof. Carlos Bom, tendo-se terminado este bonito momento com a inauguração do presépio da escola.
De salientar que a organização desta belíssima atividade esteve a cargo dos professores do Departamento de Expressões em colaboração e articulação com a Direção, professores da disciplinas de Português e História, Clube de música, Dança e Teatro, Rancho folclórico de Gondifelos, Grupo de Cavaquinhos, Representantes e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, alunos, tendo tido o apoio do Museu Etnográfico da Póvoa de Varzim e Agrupamento de Escolas Fernando Távora que nos emprestaram alguns dos trajes utilizados.

A todos e a todas se agradece a colaboração.

A Coordenadora do Departamento de Expressões
Prof Cristina Nicolau

Destaques! 

As avaliações do 3º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

Matrículas e Renovações 



As renovações de matrícula
(para 2º, 3º, 4º,
6º, 8º e 9º anos)

deixam de ser realizadas
no Portal da Matrículas
(a partir de 07 de julho).
Assim, solicita-se aos
encarregados de educação
dos alunos que pretendem
renovação de matrícula
que enviem um email
ao Diretor, com indicação da
pretensão da continuidade
no Agrupamento,
identificando nome completo
do aluno e o ano/turma
que frequentou em 2019-20.

AS MATRÍCULAS PARA 
1º, 5º, 7º E 10º ANOS
CONTINUAM A REALIZAR-SE
OBRIGATORIAMENTE NO
PORTAL DAS MATRÍCULAS

PRÉ-ESCOLAR E 1ºCICLO
Inscrições na Componente
de Apoio à Família
(Prolongamento/Acolhimento
e Almoço)
CLIQUE AQUI

AVISO PRÉ-ESCOLAR
AVISO 1º ANO

Orientações para Matrículas
(1º, 5º, 7º e 10º ano)

Requisição de transporte
(5º ao 9º ano) - clique aqui

#FicamosBemComAEG 

Novo espaço
para promoção

do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Com periodicidade bi-semanal
serão publicadas
informações/orientações/desafios
(clica na imagem para ver)

18ª PUBLICAÇÃO
As férias estão a chegar...
Mas o tempo de aprender
não pode parar!

Em casa, mas... 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 48 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top