Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

colloradProcurando que a escola seja o mais inclusiva possível, conforme prevê o Projeto Educativo do Agrupamento, foram promovidas sessões de sensibilização para a doença do daltonismo, que serão complementadas com que um rastreio visual a aplicar a todos @s alun@s do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


A concretização deste projeto surge a convite da CEVE, Cooperativa Elétrica do Vale d’Este CRL, a empresa responsável pelo serviço de eletricidade no território afeto ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos. A CEVE, também preocupada em contribuir para o bem estar da comunidade que serve, desafiou o AEG a ser parceiro neste Projeto, contactando outros parceiros e disponibilizando os recursos necessários para a concretização do mesmo.
Assim, com a colaboração de técnicas da CollorADD Social, uma Associação que tem como objetivo principal promover a integração social e a assistência em particular das pessoas portadoras de cegueira para a cor, permitiu aos alun@s, desde o pré-escolar ao 9º ano, perceber em que consiste o daltonismo e os constrangimentos que acarreta na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer diferentes tipos de daltonismo (monocromacias, dicromacias e tricromacias anómalas)
As técnicas, apresentaram um código gráfico que ajuda os daltónicos a identificar as cores e que foi criado pelo designer português Miguel Neiva, estando difundido por vários países do mundo.
O código revoluciona a vida de milhões de pessoas e "o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores”.
Com o rastreio que complementa as palestras e onde o teste de cores de Ishihara terá papel relevante, pretende-se verificar até que ponto esta doença, que afeta cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente, está a prejudicar alguns alun@s da escola.

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 170 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top