Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

tremeNuma escola onde não é habitual ouvir-se a campainha, quando esta tocou pelas 11:06h do dia 06 de novembro, todos ficaram alerta...
No entanto nada houve a temer e o toque serviu para assinalar a adesão da escola ao Exercício Público Nacional de Preparação para o Risco Sísmico - A TERRA TREME - 2015.


O exercício foi aplicado no local em que cada um se encontrava, tendo sido solicitado aos professores a transmitição das devidas orientações e que consistiam apenas na prática dos três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

  • Baixar – baixer-se sobre os joelhos: esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigar-se: se possível colocar-se sob uma mesa resistente e segurar-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguardar até a terra parar de tremer.

O exercício A TERRA TREME teve a duração de um minuto e a partir dele algumas turmas aproveitaram ainda para refletir sobre outros cuidados a ter em situação de risco (para ver mais clique aqui).
Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.
No contexto do lançamento do Referencial de Educação para o Risco – ReRisco, elaborado em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, destaca-se na campanha deste ano o papel da escola e da comunidade educativa no incentivo a uma cidadania verdadeiramente ativa em matéria de proteção e segurança. As nossas crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permita saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem.

suspensão de aulas 

Informa-se a comunidade educativa que, em conformidade com a decisão do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de janeiro, as aulas estarão suspensas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, a partir do dia 22 de janeiro e por um período mínimo de 15 dias.

#FicamosBemComAEG 

Espaço para promoção
do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Clicando na imagem podes ver
informações/orientações/desafios

Europa... 

A partir dos desafios
do Clube Europeu AEG
(com base nas toolkits de
https://aeuropanaescola.eu)
testa os teus conhecimentos!

Um desafio por semana!
(clica abaixo ou visita o blog)

Em isolamento?! 

O que fazer?

Para mais informações consulta
a página do SNS (clica aqui)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Login

Online 

Temos 58 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top