Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O grupo disciplinar de Educação Física, em articulação com os professores de Ciências Naturais, desenvolveram atividades nas suas aulas por forma a sensibilizar os alunos e, através deles, as suas famílias, para a importância que a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares saudáveis têm na promoção da saúde.

Estas atividades fazem não só parte de conteúdos programáticos destas disciplinas como também estão inseridos num projeto mais amplo que é desenvolvido pela escola ao nível da Educação para a Saúde.

Na disciplina de Educação Física, no início de cada ano letivo, é desenvolvido um estudo, no âmbito dos testes Fitnessgram, que determina o Índice de Massa Corporal da população escolar dos 2º e 3º ciclos, através da medição do peso e da altura dos alunos, tendo em conta a sua idade e sexo e os gráficos da Organização Mundial de Saúde.

Relativamente à disciplina de Ciências Naturais são elaborados trabalhos enquadrados no dia mundial da alimentação, desta feita representativos da Pirâmide da Dieta Mediterrânea, de forma a que os alunos aprofundem o seu conhecimento sobre uma dieta que em 2010 foi reconhecida pela UNESCO como Património imaterial da Humanidade, tendo Portugal entrado para o grupo de países que a representam em 2013. Esta Pirâmide fornece indicações sobre uma alimentação equilibrada apresentando outras recomendações como a prática de atividade física regular, o descanso adequado e o convívio social. Assim, este modelo alia a atividade física e a alimentação saudável como forma de promover a saúde.

Este ano letivo, para além da afixação dos resultados do IMC e dos trabalhos sobre alimentação equilibrada no átrio da escola, foi disponibilizado um aparelho de medição da percentagem de massa gorda e de uma balança, que os adultos puderam utilizar para aferir o seu IMC e a respetiva percentagem de massa gorda.

Da análise dos resultados obtidos no estudo este ano e, comparativamente com os três últimos anos, poderemos concluir que este ano letivo, pouco mais de 50% da população escolar dos 2º e 3ºciclos tem peso normal, ou seja, que há um equilíbrio entre o peso e a altura dos alunos, havendo uma percentagem muito elevada de alunos com excesso de peso e com baixo peso.

Apesar do desenvolvimento de projetos de educação e de sensibilização para a prática de educação física e para a realização de uma alimentação saudável, muito ainda está por fazer para que os resultados do IMC se enquadrem em níveis saudáveis e não variem tanto de ano para ano, como se pode observar na tabela abaixo.

Poderemos concluir que, no 2º ciclo, os resultados obtidos tiveram uma evolução negativa comparativamente com os anos letivos anteriores, principalmente na srequência dos fracos resultados obtidos nos 6ºanos. Aumentou a percentagem de alunos com baixo peso e de alunos com excesso de peso. O único fator positivo consistiu na diminuição dos alunos com obesidade, não existindo no início deste ano letivo alunos considerados obesos no 2º ciclo.
No 3º ciclo, comparativamente com o ano lectivo anterior, houve uma inversão de resultados relativamente à percentagem de alunos com baixo peso e excesso de peso, diminuíndo em mais de metade a percentagem de alunos com baixo peso, mas em contrapartida aumentando consideravelmente a percentagem de alunos com excesso de peso e de obesidade.

Gondifelos, 23 de Outubro de 2015
Os professores:
Cristina Nicolau
Deolinda Henriques
Rui Campos
Marta Pinheiro

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 45 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top