“EAThink2015 – Alimentação Local, Pensamento Global” é um projeto para escolas básicas e secundárias de 12 países europeus e 2 países africanos, financiado pela União Europeia e permitiu que o AEG fosse a Milão.
Com o objetivo de promover o espírito crítico e o envolvimento ativo dos professores e estudantes nos desafios do desenvolvimento global ,com uma ênfase particular na segurança e soberania alimentares, sistemas alimentares sustentáveis e agricultura familiar, promovem-se concursos internacionais de fotorreportagens e de produção de vídeos, hortas escolares, formações em jornalismo web, visitas e workshops de intercâmbio internacional, uma aplicação multimédia para estudantes e um website com recursos educativos.
Estas são algumas das atividades que o EAThink2015 irá desenvolver durante os três anos do projeto (2015-2017), para preparar os estudantes e professores europeus para lidarem com as suas responsabilidades, enquanto cidadãos de uma sociedade globalizada. O projeto envolve professores e estudantes quer da Europa (Áustria, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Itália, Malta, Polónia, Portugal, e Roménia), quer de África (Burkina Faso, Senegal).
Foi na sequência da implementação deste projeto que o Agrupamento de Escolas e Gondifelos esteve representado no Workshop Internacional, realizado em Milão nos dias 16 e 17 de outubro. A representar o Agrupamento esteve a professora Carla Castelo Branco, que integrou a delegação portuguesa composta por professores e alunos de escolas do Entroncamento, Torres Vedras, Marco de Canaveses, Seixal, emais outras duas de Famalicão: Pedome e S. Cosme.
A atividade permitiu ainda a visita à EXPO Milão 2015 (local de realização do Workshop), cujo tema foi “Feeding The Planet – Energy For Life”, em português, “Alimentar o Planeta – Energia Para a Vida”.