Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 5ª edição do “Fórum AEG” ocorreu no dia 27 de maio, na escola sede do Agrupamento, perante uma plateia interessada e participativa de pessoal docente e não docente, pais, encarregados de educação e parceiros.

Integrada no Plano do Mês da Família, e sendo este variado e atrativo, pretendeu-se agora com esta atividade lançar o repto à comunidade educativa e envolvente para refletir sobre a Comunicação como processo essencial na criação, desenvolvimento e evolução de uma pessoa e de uma organização.

A abertura do Fórum esteve a cargo das alunas Maria, Daniela e Vera, numa simbiose perfeita de expressão corporal, canto e declamação. A Forma Justa de Sophia de Mello Breyner e a Canção do Mar de Dulce Pontes tomou corpo e arrebatou o auditório pela mensagem de Justiça, Liberdade, Paz e Sonho. O cariz da alma lusa veio à tona, houve muita comunicação, apesar de haver do muito que não foi dito.
O Diretor, Dr. Jones Maciel, rececionou os presentes, agradeceu a resposta positiva da parte de todos por terem aderido ao evento e salientou a importância da comunicação como processo pelo qual partilhamos uma informação, uma ideia, uma atitude ou um sentimento e que o objetivo tem de ser sempre a troca construtiva e a melhoria das práticas numa organização que se pauta pelo dinamismo, por ser aprendente e por apostar na mudança.
O Vereador da Educação, Conhecimento e Empreendedorismo, Dr. Leonel Rocha, congratulou o Agrupamento por mais uma prática que segue na esteira do que tem feito de forma sistemática e em prol do sucesso da organização, dando continuidade a estes momentos de verdadeira reflexão e partilha entre portas e abrindo os seus horizontes às universidades portuguesas trazendo oradores e novos conhecimentos para a escola.
O Diretor do Agrupamento lembrou ainda que a temática primava pela transversalidade e pela aplicação em todos os aspetos da vida da escola, da sua relação com a família, com a comunidade educativa e envolvente, pelo que o Fórum constituía-se por dois painéis de comunicações com comunicadores externos à escola e comunicadores internos, seguidos dum tempo para debate, ficando para uma próxima oportunidade a reflexão sobre a comunicação como aspeto central no processo de ensino-aprendizagem.
No primeiro painel, moderado pela Drª Conceição Pereira, presidente do Conselho Geral do AEG, “A Comunicação entre a Escola e a Família”, teve como preletora a Professora Doutora Maria Teresa Sarmento da Universidade do Minho que enfatizou que a Escola e a Família são dois contextos educativos centrais para a promoção de cada criança, jovem, aluno na sua individualidade e como elemento duma comunidade. ”Os meios de comunicação social dentro da escola“ esteve a cargo do Dr. Eduardo Jorge Madureira Lopes, coordenador do "Público na Escola", que referiu a importância do Jornal Escolar como instrumento proveitoso para dinamizar e melhorar o ensino e a aprendizagem. ”As Experiências dos meios de Comunicação Social do AEG”, nomeadamente Rádio Mais com o Professor Maurício Santos e Ícaro TV com o Professor Pedro Dias, dois projetos já conhecidos pela maioria dos presentes e que promovem a comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa e envolvente, foram apresentados como sendo exemplo de boas práticas do AEG.
O coffee-break de componente saudável refrescou e retemperou as forças dos presentes para o segundo painel moderado pela Drª Judite Costa, psicóloga do AEG, sendo a temática “A comunicação indutora de mudança” abordada através da fábula “O nosso iceberg está a derreter”, de John Kotter, pela Mestre Cândida Moura Santos da Born For Leadership, que apresentou desta forma uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança. “A comunicação como forma de motivação de equipas” teve como voz o Mestre Abraão Costa, da PASEC, que frisou o papel do docente como pedagogo, como especialista em Inteligência Emocional que encontra mediação e capacidade de comunicação, dois veículos importantíssimos de inclusão e promoção do processo de ensino aprendizagem.
Ainda antes dum debate proativo e refletor do envolvimento e comprometimento dos presentes, um grupo de mães, que participou na 3ª edição da formação “ Projeto Concelhio de Educação Parental”, subiu ao palco para mostrar os conhecimentos apreendidos ao longo das sessões, ligando-os à temática do Fórum, à Comunicação, resultando numa Smile Dance que promoveu a interação entre mães, filhos e plateia.
O encerramento coube à Vereadora da Família, Drª Sofia Fernandes, que exprimiu o seu aprazimento pela vitalidade, pelo trabalho contínuo de reflexão e questionamento das práticas do Agrupamento, mas também da procura de atividades com amplitude quer em termos científicos quer em termos sociais, sendo exemplo também a recente parceria feita entre o Agrupamento e a Autarquia para a organização da vinda de D. Ximenes Belo a Gondifelos e Famalicão. Reiterou ainda a dinâmica do Agrupamento, que o projeta e referencia como Escola de valores e de sucesso educativo.
A degustação de produtos da nossa terra presenteados pelos parceiros Casa Gomes, Talho Santa Marinha e José Oliveira fez o remate de forma caseira e genuína proporcionando a vivência dum convívio salutar.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 115 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top