Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sua Excelência Reverendíssima, D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz em 1996 e Bispo Emérito de Díli, honrou o Agrupamento de Escolas de Gondifelos com a sua presença, no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família.

Esta iniciativa, integrada no Mês da Família, reuniu toda a comunidade educativa em torno desta figura marcante, símbolo da resistência e grande aliado dos timorenses contra a ocupação indonésia. A receber D. Ximenes Belo esteve não só toda a comunidade escolar mas também um conjunto de elementos representativos das forças vivas desta União de Freguesias. A acompanhar o Sr. Bispo esteve a Tane Timor, Associação Amparar Timor.
À sua chegada, D. Ximenes foi presenteado com um tapete de flores e uma largada de pombos, simbolizando a paz e a união dos povos e das suas comunidades. Após a calorosa receção, seguiu-se um momento de encontro com os alunos, durante o qual D. Ximenes os levou a refletir sobre a importância dos valores para o desenvolvimento de uma sociedade socialmente responsável e respondeu com simplicidade e simpatia às questões por eles colocadas. A Tane Timor interpretou diferentes temas musicais que trouxeram os sons e o sentir deste país único.
No final do encontro com os alunos, D. Ximenes Belo foi entrevistado pelos repórteres da Ícaro TV (veja a reportagem clicando no link do lado esquerdo desta página, ou diretamente aqui).
No final do dia, D. Ximenes Belo foi o preletor da conferência intitulada “Valores numa Sociedade Moderna”, no auditório da CESPU e que foi promovida numa parceria entre o Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) e a autarquia famalicense, inserindo-se na programação do Mês da Família. Com entrada gratuita, a iniciativa dirigiu-se a toda a população, tendo sido animada com momentos culturais ao cuidado do AEG e da Associação Tane Timor.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 455 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top