Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Chegou ao fim mais um caminho percorrido em busca da promoção de competências parentais. Seguindo a tradição tivemos mais um grupo muito participativo e empenhado, desta vez constituído por 22 fantásticas mães.


O programa de Educação Parental “Mais Família, Mais Criança” teve início no Agrupamento de Escolas de Gondifelos no dia 22 de janeiro e terminou no dia 20 de março, com um jantar de celebração. Este foi um momento muito emotivo, com o envolvimento das mães, dos pais e dos filhos (57 participantes), da equipa de dinamizadoras, da direção e ainda dos representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, neste projeto concelhio.
Ao longo das oito sessões realizadas, foi possível trabalhar temas que visam potenciar a parentalidade eficaz e positiva, tais como: perceber que o comportamento dos filhos é multideterminado e sistémico; conhecer os princípios da parentalidade eficaz; aprender a dar ordens e a estabelecer limites; reconhecer a importância de brincar e elogiar; entender a utilização do sistema de pontos e das recompensas como estratégia de manutenção do comportamento desejado; reconhecer os efeitos de bater e a conotação afetiva produzida pela utilização de mensagens EU; aprender a lidar com as birras, discussões entre irmãos; e ainda como potenciar as aprendizagens escolares, através da aproximação entre a escola e a família.
Estas mães encontram-se semanalmente connosco para partilharem as suas experiências do dia-a-dia e levarem consigo novos conhecimentos. Para além do trabalho em contexto de sala, com recurso a metodologias ativas e participativas, tais como: role-play; trabalhos de grupo; reflexão individual e grupal; dinâmicas de grupo; entre outras, foram também lançados desafios às participantes no sentido de experimentarem junto dos seus filhos, as estratégias específicas de parentalidade eficaz trabalhadas.
No início de cada sessão, as mães expunham os seus receios, os avanços, as dificuldades e, em grupo foi sendo possível perceber que ao longo deste processo muitos dos objetivos definidos inicialmente foram alcançados.
A avaliação final foi muito positiva, e o futuro deste grupo está já a ser planeado! As mães mostraram-se muito recetivas a novos encontros e estão já em fase de planeamento para a organização de uma apresentação para o Mês da Família, onde poderão demonstrar as aprendizagens adquiridas e desenvolvidas.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 450 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top