Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Depois de “Pais com chá… de Igualdade”, realizada no ano passado, desta vez, e enquadrada no “Mês da Saúde e bem-estar” foi hora de “Pais com Chá… sem açúcar”.

Mais uma vez a Sala Mais foi transformada num lindo salão de chá, com mesas redondas, arranjos de flores e toalhas roxas gentilmente cedidas pela «Casa da Guia», a quem muito agradecemos.

Todos os pais e todas as mães dos/as alunos/as do Agrupamento foram convidados/as a participar nesta atividade, tendo recebido um convite (via aluno/a) e ainda optamos também por convidar de forma especial os pais e as mães que até à data frequentaram a Educação Parental.

“Pais com chá… sem açúcar” exigiu esforço e cooperação de vários serviços da escola, designadamente: Sala mais, Direção, Pessoal não Docente, Curso Vocacional, Clube de Coolaboradores, Clube de Dança, Clube de Teatro. Teve também a colaboração dos serviços do CLDS + Famalicão.

A sessão iniciou-se com uma fantástica atuação do Clube de Dança do nosso Agrupamento. O Diretor, Dr. Jones Maciel, tomou a palavra e deu as boas vindas a todos os presentes, frisando a importância do papel dos pais para a formação integral dos alunos, nomeadamente na área dos hábitos alimentares e deu início à nossa tertúlia. A coordenadora do CLDS +, Dra. Sílvia Costa,  fez o enquadframento desta atividade num dos eixos de ação do CLDS+ (Contratos Local de Desenvolvimento Social) que tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, designadamente através da capacitação da comunidade e das instituições do território.

De seguida a Dra. Andreia Araújo (Dietista estagiária no Agrupamento de Escolas de Gondifelos) apresentou os resultados de um estudo realizado aos/às alunos/as do 2º ciclo, pelo grupo de Educação Física do Agrupamento, sobre os hábitos de pequeno-almoço e deu o mote para a reflexão. Em termos conclusivos percebeu-se que a maior parte dos alunos/as ingere logo pela manhã níveis de açúcar superiores aos recomendados, e que pioram quando acrescentados os alimentos que são ingeridos ao longo do dia. Referiu ainda que existe um número grande de alunos/as que não tomam o pequeno almoço, alertando para como isto pode ser prejudicial para o seu rendimento escolar e para a sua saúde em geral. Através de uma exposição demonstrou a existência de quantidades muito exageradas em muitos das bebidas e alimentos consumidos pelos alunos.

Posteriormente foi a vez da Dra. Carla Sousa (Dietista no serviço educativo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão) dar o seu contributo. Fez um enquadramento sobre a importância da leitura dos rótulos chamando a atenção particularmente para os níveis de açúcar presentes nos alimentos mais consumidos pelos nossos jovens, e aproveitando essa informação alertou para os malefícios que estas quantidades de açúcar podem trazer no futuro à sua saúde.

A Dra. Diana Silva (Educadora Social) abriu um espaço para os/as participantes levantarem algumas questões ou simplesmente darem a sua opinião, o que tornou este espaço ainda mais enriquecedor e participado, enquanto os /as alunos/as do curso vocacional serviam o chá (sem açúcar) e os bolinhos saudáveis, previamente preparados pelos/as mesmos.

Próximo do final, os/as alunos/as do curso vocacional tiveram direito a um aplauso, pela responsabilidade e apresentação demonstrada ao longo deste serão, enquanto serviam o chá e os bolinhos previamente preparados. As Docentes do Curso Vocacional - Profª Ana Costa e Profª Susana Ribeiro - falaram acerca dos produtos servidos, fazendo referência aos corantes naturais dos bolos confecionados (cenoura, espinafres e maçã), desvendando também a planta utilizada no chá e que não carece mesmo de acúcar: Chá de Stevia. A todos os presentes foi oferecida uma lembrança com folhas de stevia.
Consideramos que, mais uma vez, foi muito positivo ter presentes cerca de 50 participantes no "Pais com Chá...". A avaliação realizada pelos/as participantes foi também muito positiva, sendo que 90% considerou a sessão “muito agradável”. Ao colocar a questão “Gostaria que o próximo chá fosse de…” encontramos diversas respostas mas poderemos já começar a pensar na próxima edição de “Pais com Chá...”.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 39 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top