Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos está a desenvolver com os alunos do 4º ano das suas escolas, um projeto de atividades experimentais.

Uma vez por mês, as turmas do 1º ciclo do AEG têm a oportunidade de desenvolver atividades experimentais práticas relacionadas com vários aspetos do nosso mundo e orientadas por uma professora do 2º ciclo, colocada através do Contrato de Autonomia.
Até ao momento já foram realizadas quatro experiências:
- “O extintor caseiro”;
- “Magia das cores”;
- “Como pegar na moeda sem molhar os dedos?”;
- “Mensagem secreta”.
Nestas atividades experimentais desenvolveram-se conceitos relacionados com as propriedades do ar, segurança e prevenção de incêndios e propriedades de matérias e objetos.
Os alunos aguardam sempre com muito entusiasmo pelo dia da realização das experiências e, o difícil, é convencê-los a dar por terminada a atividade. Participam com grande motivação e têm-se comportado como verdadeiros cientistas, colocando hipóteses e dando explicações para o que vão observando. No final, é sempre preenchido um registo que fica anexado aos seus cadernos diários.
Este projeto reverte-se da maior importância pois as vantagens do desenvolvimento de atividade práticas são por todos bem conhecidas. De facto, a experimentação é uma componente importante da formação, tornando-se muito interessante pela diversidade de assuntos que abrange, ao mesmo tempo que desperta maior curiosidade nas crianças ao permitir que elas descubram e questionem sobre aquilo que estão a observar. As razões que justificam a implementação da Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade são:
- Responder e alimentar a curiosidade das crianças, fomentando um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência e pela atividade dos cientistas;
- Promover capacidades de pensamento (criativo, crítico, …) úteis noutras áreas do currículo e em diferentes contextos e situações do dia-a-dia;
- Promover a construção de conhecimento científico útil que permita às crianças melhorar a qualidade da interação com o mundo natural;
É realmente um gosto ver o fascínio dos alunos durante a realização das experiências propostas e o empenho que colocam em todas as etapas das mesmas.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 462 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top